NEAI discute vida e nascimento dos Tukano

O Núcleo de Estudos da Amazônia Indígena (NEAI) promove mais um Seminário de Pesquisa. Desta vez, a palestrante é a antropóloga Melissa Santana de Oliveira, doutora e pesquisadora em Antropologia Social na Universidade Federal de São Carlos.
O evento acontece dia 09 de novembro, quinta-feira, às 09h, na  sala 12 do bloco da Faculdade de Direito, setor norte do campus.
 
Nesta edição, o tema abordado é 'Vida, poder e conhecimento: atualizações de procedimentos acerca do nascimento entre os Tukano no médio rio Tiquié, Noroeste Amazônico'.
 

Sobre o tema

objetivo é argumentar que o nascimento, na língua Tukano denominado bahuaseé um momento fundamental para atualização de conhecimentos masculinos e femininos em torno da produção da Pessoa, que imprescinde da articulação entre gêneros e geracional efetivada através da atuação conjunta de duplas same-sex e cross-sex: benzedor/parteira, pai/mãe, benzedor/pai, parteira/mãe, benzedor/criança. Tais duplas realizam inovações sobre sentidos e práticas de conhecimentos- experimentações (yãase) e abrandamentos -na execução, controle e cumprimento de uma série de procedimentos- benzimentos (bahsese), aconselhamentos (werese) e restrições (betise), alterando-os de acordo com as transformações sociais. Como pano de fundo, está a desintegração da maloca e a construção de casas nucleares, que conduziu a internalização do parto, movimento que longe de levar a sua desritualização, revela a capacidade Tukano de inovação e de estabelecimento de outros links criativos entre espaços e significados rituais. 

Conheça o Neai: www.neai.ufam.edu.br
 
BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable