V Simpósio Amazônico do Autismo no Contexto da Inclusão com inscrições abertas

Simultaneamente, ocorre a I Jornada da Linha de Pesquisa ‘Educação Especial e Inclusão no Contexto Amazônico’ do Programa de Pós-Graduação em Educação da Ufam

Por Cristiane Souza
Equipe Ascom/Ufam

Nos dias 5, 6 e 7 de dezembro, a Universidade Federal do Amazonas sedia o V Simpósio Amazônico do Autismo no Contexto da Inclusão e a I Jornada de Educação Especial e Inclusão no Contexto Amazônico, ambos na mesma programação. As inscrições são gratuitas e encerram no dia 1 º de dezembro. Resumos podem ser submetidos até o dia 20 de novembro e artigos completos, cujos resumos tenham sido aprovados, devem ser enviados até 31 de janeiro de 2018. Visite a página do evento e saiba os detalhes da programação.

Promovido pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas Diferencial (NEPPD) e pela Linha de Pesquisa 4 - Educação Especial e Inclusão no Contexto Amazônico - do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Ufam, o evento tem apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proext) e registro de Certificação na Biblioteca Nacional. Todos os participantes receberão certificados.

Mesmo que a participação seja gratuita, os organizadores aceitam doações dos seguintes materiais: Resma de Papel, Cartolina, Papel 40 quilos, Papel Cartão, E.V.A. (emborrachado), Fita Adesiva e Brinquedos Pedagógicos.

Instruções

Para garantir a vaga, é necessário seguir os passos da inscrição:

1 - Baixe e preencha o Formulário de Inscrição;

2 - Entregue o formulário impresso no NEPPD, localizado na Faculdade de Educação (Faced), setor Norte do campus universitário, de segunda a sexta-feira, entre 8 e 17h;

3 - Aguarde a confirmação por e-mail;

4 - Residentes em outras cidades ou estados devem entrar em contato pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. para outras formas de inscrição com documentos comprobatórios.​

Sobre o NEPPD

O Núcleo atua desde 2001, sob a coordenação da professora Maria Almerinda de Souza Matos, promovendo atendimentos principalmente à comunidade de baixa renda, em escolas públicas e entidades filantrópicas de Manaus/AM.

Em 2011, foi aprovado o Programa de Apoio Educacional Especializado (PAEE/NEPPD), responsável pela realização de quatro ações contínuas e simultâneas, buscando desenvolver o indivíduo de forma global por meio de um trabalho multidisciplinar voltado aos educandos com dificuldades na aquisição de aprendizagem e pessoas com ou sem deficiência. Os trabalhos variam de apoio pedagógico, psicopedagógico e inserção da música até avaliação/intervenção das salas de atendimento do NEPPD.

Outra ação do Núcleo é a promoção de eventos científicos, cujo objetivo é fomentar as discussões no campo da educação e inclusão nas áreas de Psicopedagogia e Autismo, como o Encontro Amazônico de Psicopedagogia, ocorrido em 2010, 2011, 2013 e 2016; bem como o Simpósio do Autismo no Contexto da Inclusão, já realizado nos anos 2009, 2010, 2012 e 2014.

Confira o cartaz e a programação do evento nos anexos.