Inscrições abertas para o seminário “Práxis dialógica: a formação do professor de Filosofia em conexão com a realidade”

Evento ocorre de 21 a 24 de novembro, no auditório Rio Negro do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS) – Setor Norte do Campus Universitário Arthur Virgílio Filho.

Por Márcia Grana
Equipe Ascom Ufam

De 21 a 24 de novembro de 2017, ocorre a segunda etapa do seminário “Práxis Dialógica: a formação do professor de Filosofia em conexão com a realidade”. Promovido pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Filosofia: Metodologia, Didática e Ensino de Filosofia (GEPEMFILO), o seminário é resultado de uma articulação entre diversas atividades de Formação de Professores do Departamento de Filosofia da Ufam.

A expectativa é que o seminário seja um espaço favorável para a interação entre expositores e participantes e possa atrair uma diversidade de pesquisadores; além de alunos de graduação e pós-graduação interessados no debate atual sobre métodos e didáticas de Ensino de Filosofia fortalecendo, dessa forma, a pesquisa e a reflexão na área de Ensino de Filosofia. Espera-se que mais de 200 pessoas participem das atividades previstas para esta segunda etapa do evento.

Programação

“O Marxismo e a Filosofia latino-americana: matrizes histórico-conceituais” é o tema da conferência de abertura do evento, a qual será proferida pelos professores Deodato Ferreira da Costa e Luís Fernando de Souza Santos, no dia 21 de novembro, a partir das 14h30. À noite, haverá a Amostra de produções dos discentes da disciplina Filosofia da Educação.

Na tarde do dia 22 de novembro, o seminário continua com o Painel Temático “O Ensino em Foco: A Lei 13.415/2017 e seus encaminhamentos”, que terá como expositores os professores Sandra Regina Garcia (CECA-UEL/PR) e Antônio Meneses da Costa (gerente do Ensino Médio da SEDUC). À noite, ocorre a mesa redonda “Conexão entre o PIBID de Filosofia e a Licenciatura em Filosofia: um balanço das atividades do PIBID, que terá como expositores os participantes PIBID do sub-projeto Filosofia.

No dia 23 de novembro ocorrem as Amostras das produções das disciplinas do curso de Filosofia. À tarde, das 14 às 16h, serão expostos os trabalhos dos discentes da disciplina Filosofia da Educação e, das 18h30 às 19h30 serão apresentadas as produções dos discentes da disciplina Prática Integrada II.

No dia 24, a programação inclui a Roda de Diálogo “O Ensino de Filosofia e as experiências de Formação de professores: as contribuições do GEPEMFILO”, que ocorre a partir das 14h. A Roda de Diálogo terá como expositores os professores Valcicléia Pereira da Costa; Paulo Assunção dos Anjos e José Belizário Neto.

Inscrições

O evento é aberto ao público em geral e podem se inscrever alunos, professores e demais membros da comunidade acadêmica da Ufam, bem como alunos de outras instituições da Educação Básica e IES. A inscrição é requisito para a certificação de horas complementares de participação, com no mínimo 75% de participação em todo o evento. Para se inscrever, basta preencher o formulário disponível no link Inscrição Filosofia ou enviar e-mail de solicitação de inscrição para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

Sobre o GEPEMFILO

Liderado pela professora Valcicléia Pereira da Costa, o GEPEMFILO é voltado a realizar estudos, pesquisas, produção de textos, material didático e eventos relacionados à Filosofia e ao seu ensino nos níveis Fundamental, Médio e Superior.