Ufam promove seminário multidisciplinar de Educação Física de 8 a 10 de novembro

Evento trará pesquisadores renomados para discutir a pesquisa e a pós-graduação em Educação Física. As inscrições podem ser feitas até o dia 7 de novembro no endereço eletrônico do seminário.

Por Valdeniza Vasques
Equipe Ascom

Com o objetivo de promover uma discussão interdisciplinar sobre o movimento humano, suas funcionalidades e saúde, a Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Ufam (Feff) realiza a primeira edição de seu Seminário Multidisciplinar de Pesquisa e Pós-Graduação. O evento ocorre de 8 a 10 de novembro no auditório Eulálio Chaves, situado no setor Norte do campus universitário.

O seminário, coordenado pela professora Kelly Graça, reunirá professores, pesquisadores e alunos de diferentes áreas, como Medicina, Enfermagem, Farmácia, Engenharia e Educação. A realização do evento faz parte do projeto de fortalecimento da pós-graduação da Feff, encabeçado pela criação de cursos stricto sensu na faculdade.

“Este é um evento pioneiro, não só no Estado, mas na região Norte”, afirma a vice-coordenadora do Seminário, professora Karla de Jesus. “Esperamos mostrar a importância da conexão entre diferentes áreas do conhecimento para a melhor compreensão dos fenômenos relacionados ao movimento humano”, diz ela.

Vice-coordenadora do Seminário, professora Karla de Jesus, destaca o pioneirismo do evento na regiãoVice-coordenadora do Seminário, professora Karla de Jesus, destaca o pioneirismo do evento na regiãoProgramação

Palestras, mesas-redondas e apresentação de trabalhos científicos compõem o cronograma de atividades do seminário. Ao todo, serão expostos mais de 130 resumos científicos. “Todos os palestrantes convidados são de universidades referência na pós-graduação no Brasil”, informa a vice-coordenadora.

Entre os destaques, está o professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Wagner Wey Moreira, que ministrará a palestra de abertura com o tema “Abordagem Fenomenológica, Complexidade Humana e Educação Física”.

Já o professor da Universidade de São Paulo (USP), Go Tani,  falará sobre os projetos e fomentos, públicos e privados, da pós-graduação no País, além dos desafios e perspectivas dos programas na atual realidade social, política e econômica brasileira. Outras seis mesas-redondas estão programadas, além de exposição de trabalhos em três linhas temáticas.

A programação completa pode ser acessada no site oficial do evento. O Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação da Feff é fomentado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).