Icet e Ifam oferecem extensa programação na Semana de Ciência e Tecnologia em Itacoatiara

Foto: Eliakim MarquesFoto: Eliakim MarquesPor Ismael dos Santos (Ascom Ufam) e Ascom Icet

A Semana de Ciência e Tecnologia de Itacoatiara,  promovida pelo Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (Icet-Ufam) e pelo Instituto de Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam/Campus de Itacoatiara) alcançou nos primeiros três dias de evento mais de um mil credenciamentos (Acesse o site do Icet)

Ao longo da semana tem sido promovidas atividades de divulgação e popularização da ciência e da tecnologia para Itacoatiara e médio Amazonas e em especial para estudantes e professores das escolas de educação básica, população em geral e a comunidade acadêmica e científica.

Com extensa programação, 95 atividades ao todo, dentre as quais palestras, minicursos, oficinas e torneios, os participantes debatem temas que englobam o tema “A matemática está em tudo”, privilegiando a troca de conhecimentos entre estudantes universitários, pesquisadores locais e de outros estados a fim de ampliar a perspectiva e a integração dos assuntos desenvolvidos. Durante a semana é estabelecido espaço para mostra e exposição artística e cultural, bem como espaço para troca entre os saberes científico e tradicional.Foto: Eliakim MarquesFoto: Eliakim Marques

A Coordenadora da comissão organizadora do evento pelo Icet, professora Fabiane Clemente, destaca as novidades deste ano que é o aplicativo do evento desenvolvido para celulares, e muito bem recebido pela comunidade. “O aplicativo da semana foi uma grande inovação, pois mantém a comunidade com acesso a informação do evento em tempo real, e foi muito bem recebido pelos participantes que estão postando fotos do evento, e as informações de mudanças e início e término das atividades são informadas prontamente. Com ele o participante pode acompanhar qualquer eventual mudança de local e ou de data para que o participante não fique deslocado dentro da universidade”, garante.

A outra inovação é que ao longo da Semana também ocorre a 1ª edição da Ecofeira. “Com o apoio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, que cedeu a estrutura necessária, a feira conta com aproximadamente dez produtores rurais da região de Itacoatiara, que expõem na área de convivência do Icet produtos oriundos da agricultura familiar e reforçam princípios ecológicos e de economia Foto: Eliakim MarquesFoto: Eliakim Marquessolidária”, explanou Fabiane.

Na sexta-feira, último dia do evento, na Praça da Catedral Nossa Senhora do Rosário, haverá ainda a apresentação inédita em Itacoatiara da Orquestra Sinfônica da Ufam, como parte do encerramento da Semana Nacional de C&T 2017. A orquestra desenvolve um repertório abrangente, que vai desde música clássica a temas populares.

Histórico
Com o intuito de inserir a população, principalmente alunos da Educação Básica, em contextos científicos, o Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT) realiza, anualmente, desde 2004, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). Durante essa semana, acontecem diversas ações, em diferentes estados, promovidas por várias instituições de ensino e outras organizações, com o intuito comum de propiciar à população brasileira condições de compreender, discutir, atuar e interagir em meio às transformações sociais resultantes das pesquisas científicas e tecnológicas, além de contribuir para nortear as demandas de pesquisas científicas relevantes para o desenvolvimento social.

A Semana de Ciência e Tecnologia de Itacoatiara é promovida pelo Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia da Universidade Federal do Amazonas, teve sua primeira edição no ano de 2007, nos anos seguintes contou com a parceria da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), e do Centro de Educação Tecnológico do Amazonas (CETAM) e desde o ano passo seu novo parceiro é o Instituto Federal do Amazonas (IFAM/Itacoatiara).

A cada ano tem atingido um quantitativo maior de comunitários do município de Itacoatiara, bem como das comunidades adjacentes propiciando crescente divulgação e popularização da ciência e da tecnologia.