Abertura do X Encontro Regional Norte de História Oral ocorre nesta quarta-feira, 25

Por Juscelino Simões
Equipe Ascom

A Associação Brasileira de História Oral, com apoio da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), por meio do Museu Amazônico, realiza nesta quarta-feira, dia 25, às 18h30, no auditório Rio Amazonas, na Faculdade de Estudos Sociais (FES), no setor Norte do Campus, a abertura do X Encontro Regional Norte de História Oral, intitulado “(Des) colonialidade, Memórias e Linguagens na Amazônia”.

O evento ocorre nos dias 25, 26 e 27 e na programação constam mesas-redondas, simpósio temático, palestras, minicursos e apresentação de banners.

Antes da abertura oficial do evento haverá uma apresentação musical, às 17h30 e, em seguida, ocorre a conferência de abertura, das 18h30 às 20h, proferida pelo professor Alessandro Portelli, da Universidade de Roma La Sapienza, com o tema “Los usos del olvido”.

O X Encontro Regional Norte de História Oral, intitulado “(Des)colonialidade, Memórias e Linguagens na Amazônia” é resultado do trabalho desenvolvido pela Associação Brasileira de História Oral (ABHO) que tem na sua Seção Regional Norte o compromisso de promover o intercâmbio, o diálogo e o conhecimento entre os diversos pesquisadores, estudantes e comunidade em geral acerca dos estudos transdisciplinares que utilizam a História Oral em suas atividades de pesquisa e ensino.

O evento visa instigar debates acerca das varias Amazônias, tanto do ponto de vista das múltiplas temporalidades e narrativas orais, quanto das diversidades étnicas e culturais, destacando os processos de colonialidade e descolonialidades presentes nas oralidades, nas memórias e nas diferentes linguagens como possibilidades de conhecimentos sobre a região e sua dinâmica de transculturação, mediante os diferentes projetos que se fazem presentes, através dos diferentes sujeitos históricos. A temática do evento traz conceitos importantes para se aprofundar o conhecimento em torno dos processos históricos inerentes à região amazônica.

O congresso possibilita aos seus participantes apresentar as diferentes visões sobre a Amazônia, sua essência e seus problemas, a partir de um olhar que se entrecruza com os sujeitos, suas memórias e suas linguagens que tem sido utilizada para estabelecer  as relações de poder na região mediante parâmetros raciais, econômicos, políticos, culturais, de gênero. É fundamental entender os processos em curso e com eles dialogar sobre a trajetória que se define para o futuro da região, para isso nada mais necessário do que ouvir aqueles que habitam a diversidade da Amazônia

Anexos:
Fazer download deste arquivo (programacao_encontro_historia_oral.pdf)Programação[ ]446 kB