Projeto Sexta Etnográfica da Ufam debate o cinema de Jean Rouch

Por Ismael dos Santos
Equipe Ascom

O Projeto Sexta Etnográfica, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS), convida a comunidade acadêmica da Ufam, e demais interessados, a participar do quarto evento do ano com o tema “Centenário de um Mestre Louco: o antropólogo e cineasta Jean Rouch (1917-2017) & Antropologia Reversa”, nesta sexta-feira, 20, às 9h, no auditório da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (Feff), Bloco C, Setor Sul do Campus.

Na ocasião será exibido o longa-metragem “Pétit à pétit” – Pouco a Pouco (1971, 110min.), do diretor Jean Rouch. Sinopse: Retomando ao seu modo a ideia das clássicas Lettres Persanes, de Montesquieu, Rouch conta a história de um habitante do Níger, cuja empresa vai construir o primeiro prédio de Niamey e vem a Paris ver como vivem as pessoas nas "casas de andares". Isto é pretexto para uma divertida excursão de antropologia invertida, em que o africano observa com surpresa os estranhos hábitos dos parisienses, numa crítica implícita ao modo como os antropólogos franceses estudam os seus compatriotas.

O diretor francês leva ao público o exercício de identificar o choque cultural do personagem Damouré em meio aos sujeitos-personagens da capital Paris. Após a exibição do filme ocorrerá um debate com os professores Gilton Mendes dos Santos e Carlos Machado Dias Junior, e os doutorandos Ernesto Belo e João Paulo Barreto, membros do Núcleo de Estudos da Amazônia Indígena (NEAI), da Pós-Graduação em Antropologia Social. Confira a programação:

“Centenário de um Mestre Louco: o antropólogo e cineasta Jean Rouch (1917-2017) & Antropologia Reversa”

9h – Exibição do longa metragem “Pétit à Pétit” - Pouco a Pouco, (1971, 110min)

11h – Debate com professores Gilton Mendes dos Santos e Carlos Machado Dias Junior e os doutorandos Ernesto Belo e João Paulo Barreto

12h – Sorteio de brindes

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable