Laboratório de Geografia Humana da Ufam promove evento sobre os `150 anos de O Capital, de Karl Marx´, entre os dias 18 e 20 de outubro
O Grupo de Estudos sobre Marx e O Capital (Gemac), vinculado ao Laboratório de Geografia Humana, realiza entre os dias 18 e 20 de outubro uma série de debates e palestras sobre "150 anos de O Capital, de Karl Marx: desafios de um mundo em crise". O evento é gratuito e será no Auditório da Associação dos Docentes da Ufam (Adua), Setor Sul do Campus, com abertura às 15h. Inscrições abertas com certificação em horas complementares (Acesse).
Sobre o evento
Ao longo dos três dias o Gemac pretende discutir, a partir do arcabouço teórico legado por Marx em O Capital, a crise que permeia o mundo contemporâneo, não só em sua esfera econômica, mas também em seus desdobramentos, tais como a crise política, crise institucional, crise de legitimidade e, por fim, debater o significado e a importância da obra para o mundo contemporâneo (Confira a programação).
No dia 20 de outubro, o evento contará com a presença do professor Jorge Grespan, do Departamento de História da Universidade de São Paulo (USP), com a palestra `O capital, a crise econômica atual e a crítica da economia política´.
O Capital
A obra do filósofo alemão, que neste ano completa 150 anos de publicação, desvenda os elementos que compõem a estrutura do capitalismo e elabora conceitos fundamentais para a sua compreensão, tais como: dialética, contradição, mais-valia, reprodução em escala ampliada, fetichismo, entre outros. O Capital marca todo o desenvolvimento posterior das ciências humanas e, principalmente, dos movimentos sociais que fizeram história ao longo do século XX.