Ufam em Parintins realiza Semana Nacional de Ciência e Tecnologia entre os dias 23 e 27 de outubro

Instituto será palco de palestras, mesas-redondas e apresentações de trabalhos científicosInstituto será palco de palestras, mesas-redondas e apresentações de trabalhos científicos

Ismael Santos e Gerlean Brasil
Ascom Ufam e Ascom Icsez

O Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Icsez/Ufam), em Parintins, promove no período de 23 a 27 de outubro a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Baixo Amazonas, com o tema `A Matemática está em Tudo´.

O evento objetiva realizar uma semana com mostras científicas sobre a temática da Matemática e sua multidisciplinaridade, por meio de trabalhos realizados na Região do Baixo Amazonas; debater a problemática da Educação em Matemática para os diversos grupos étnicos que compõem o Baixo Amazonas; elaborar um livro com os resultados das palestras, mesas-redondas, minicursos e mostras científicas apresentadas na semana científica; e elaborar uma Rede em Educação em Matemática Amazônica, voltada para integrar a educação básica, técnica e ensino superior na Região do Baixo Amazonas. (Acesse a programação).

A palestra de abertura está marcada para às 14h, no auditório do instituto, com o tema `Calendário/Astronomia Indígena´, com os professores Eurico Baniwa, do Centro Universitário Salesiano de São Paulo (Unisal-SP) e Nélio Sasaki, do Núcleo de Ensino e Pesquisa em Astronomia (Nepa), da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

A programação da semana também se estende para fora do campus da Ufam. No dia 25 de outubro será comemorado o Dia `C´, de Ciência, na Praça Digital de Parintins. A atividade será no formato Portas Abertas, e irá fortalecer a Popularização da Ciência com produtos das principais instituições de pesquisa, ensino e extensão da Região do Baixo Amazonas.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Icsez é um dos 182 projetos aprovados pela Chamada Pública Nº 02/2017, do Ministério da Ciência e Tecnologia, via CNPq, contemplado com recursos para execução, sendo um dos três projetos aprovados em todo o Estado do Amazonas.