Ufam volta a exibir o documentário `Beyond Fordlandia´ nesta terça-feira (17)

Produção mostra o paralelo entre o ciclo da borracha e a entrada da soja na Amazônia

O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Ufam (PPGCCOM) exibe nesta terça-feira, 17, às 14h, no Auditório Rio Negro, do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (Ifchs), Setor Norte do Campus, o documentário `Beyond Fordlandia´ do diretor Marcos Colón. O evento é gratuito e é uma iniciativa da disciplina Ecossistemas Comunicacionais, ministrada pelos professores Wilson Nogueira e Ivania Vieira, que coordenarão os debates com os mestrandos e o público presente.

O documentário, de 82 minutos, aborda a trajetória do empresário Henry Ford na região amazônica. Em 1927 ele criou uma cidade, Fordlândia, e outra depois, Belterra, no coração da selva para o plantio da seringueira. O filme mostra também o avanço do plantio de soja na região, processo do qual Ford foi pioneiro nos anos 30.

“Foi um processo entrar nas matas da Amazônia, por estradas, físicas e metafóricas, de encontros e desencontros que te levam a um objetivo de perceber a Amazônia de outra maneira. Uma das linhas mestras do filme é tentar quebrar e repensar essas narrativas construídas ao longo do tempo. Mas o filme não pretende ser uma verdade, é apenas o recorte de uma verdade, é apenas um recorte de uma realidade”, afirma Colón, que também é professor do departamento de Espanhol e Português, da Universidade de Wisconsin-Madison, e Associado de Pós-Graduação do Centro de Cultura, História e Meio Ambiente, do Instituto Nelson de Estudos Ambientais, da mesma Universidade americana.