Cine Vídeo Tarumã celebra o Dia do Professor

Nesta semana o Cine Vídeo Tarumã da Ufam dedica a sua programação para a exibição de filmes que ressaltam a importância do professor na construção de crianças e jovens. Os três filmes selecionados são: O Substituto (2011) de Tony Kaye, A Professora do Jardim de Infância (2014) e Quando Sinto que Já Sei (2014) de Antônio Sagrado. As sessões são gratuitas, com início às 12h30 e ocorrem no auditório Rio Negro, localizado no hall do IFCHS, antigo ICHL, na Universidade Federal do Amazonas.

Iniciando a programação, nesta segunda-feira será exibido O Substituto. O filme conta com Adrien Brody, vencedor do Oscar de Melhor Atuação por O Pianista, no papel principal e as atrizes Christina Hendricks e Lucy Liu em papeis coadjuvantes. A trama envolve o professor Henry Barthes, que opta por ser um professor substituto ao invés de um cargo fixo para não ficar preso ao universo das escolas. Porém isso muda ao chegar em uma escola que enfrenta bastantes problemas e ele não consegue se sentir alheio a esses problemas.

Na quarta-feira (18) será exibido A Professora do Jardim de Infância. O filme fez parte da seleção oficial da Quinzena dos Realizadores, evento paralelo ao Festival de Cannes. O filme conta a história de Nira (Sarit Larry), uma professora de jardim de infância, que se encanta por Yoav, um de seus alunos. O menino, de apenas cinco anos, faz vários poemas que chamam a atenção da professora por sua beleza. Nira decide então incentivar e mostrar ao mundo a arte de Yoav para o mundo. Mas executar esta tarefa será bastante difícil, visto a resistência do pai de Yoav.

Na sexta-feira (20), para fechar a programação, será exibido o documentário nacional Quando Sinto que Já Sei. Com direção de Antônio Salgado, o filme trabalha para mostrar ao expectador diversas alternativas para a educação padrão das escolas públicas e privadas brasileiras. O filme apresenta diversos educadores que experimentas com diversas formas de ensino e também traz o depoimento dos estudantes que participam destas formas diferenciadas.