Curso de Economia da Ufam realiza Vl Semana de Economia

Coordenadores do evento Diogo Del Fiori e Paulo BertiCoordenadores do evento Diogo Del Fiori e Paulo BertiO Departamento de Economia e Análise da Faculdade de Estudos Sociais (FES) da Ufam realiza no dia 26 de outubro, às 9h, na sala 4, no bloco da FES,  a VI Semana de Economia: perspectivas da Macroeconomia Heterodoxa no Brasil.

O evento atende demanda dos estudantes do curso de Economia da Ufam e traz dois importantes economistas que vão proferir palestras, com temas que complementam a formação acadêmica, sobre o crescimento econômico brasileiro (professor Rudinei Toneto Junior) e macroeconomia Pós-Keynesiana (professor Marcelo Milan).

O objetivo do evento é complementar e estimular o interesse dos alunos pelo conhecimento econômico, dando a oportunidade de interação de temas relevantes com uma visão teórica e pragmática da economia contemporânea.

“Esperamos que os alunos aproveitem os temas das palestras. É uma grande oportunidade para ampliar o conhecimento sobre temas contemporâneos que venham acrescentar na formação dos estudantes. São dois palestrantes com importantes currículos e temos certeza que vão contribuir enormemente”, afirmou um dos coordenadores do evento, professor Paulo Berti de Azevedo.

O evento é aberto à comunidade em geral e não é necessário realizar inscrição. A programação tem inicio às 9h até 12h e das 18h até 21h30. A coordenação geral do evento é dos professores Diogo Del Fiori e Paulo Berti de Azevedo.

Palestrantes

Marcelo Milan

Graduação em Economia pela Universidade de São Paulo (1998), mestrado em Economia pela Universidade de São Paulo (2002) e doutorado em Economia pela University of Massachusetts Amherst (2008). Atualmente é professor Adjunto II de economia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem interesse na área de Macroeconomia Financeira, Economia Política Clássica e Economia Política Internacional, com ênfase em Moeda e Bancos, Finanças, Economia política dos EUA e do Brasil e Poder e Dinheiro, atuando principalmente nos seguintes temas: derivativos financeiros e financeirização, crises financeiras, macroeconomia pós-keynesiana, desemprego e Estados e Moedas.

Rudinei Toneto Junior

Professor Titular do Departamento de Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Possui graduação (1988), mestrado (1992), doutorado (1997) e Livre-Docência (2004) em Economia pela Universidade de São Paulo. Pesquisador Visitante no Centro de Estudos Brasileiros da Universidade de Illinois - Urbana/Champaign em 2006 e 2010. Atualmente é Coordenador do Núcleo de Apoio à Pesquisa em Economia de Baixo Carbono da Universidade de São Paulo. Possui diversos trabalhos sobre Economia Brasileira, Economia Monetária e Fiscal, Desenvolvimento Econômico e Economia Agrária e Recursos Naturais. Os temas de pesquisa atuais concentram-se na avaliação dos impactos da expansão da bioenergia; na evolução do déficit de acesso aos serviços de saneamento básico e nos determinantes do investimento do setor O foco dos trabalhos refere-se a análise de mecanismos de financiamento e o impacto sobre o desenvolvimento econômico.

Anexos:
Fazer download deste arquivo (programacao_semana_economia.doc)Programação[ ]47 kB