Ufam sedia congresso internacional sobre Desporto. Lançamento é nesta segunda, 25 de setembro

O evento já teve sede em Florianópolis, Recife e São Luis. A última edição ocorreu na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, onde teve início.

Comissão organizadora reúne para definir mesas temáticasComissão organizadora reúne para definir mesas temáticas

Em sua 17º edição, esta é a primeira vez que um estado da região Norte do Brasil sediará o Congresso de Ciências do Desporto e de Educação Física dos Países de Língua Portuguesa, cujo tema é ‘Cuidar da Casa Comum: da natureza, da vida, da humanidade’. O lançamento da marca é nesta segunda-feira, 25, às 19h, na Arena da Amazônia - Camarote do governador. A data marca o início dos preparativos para o congresso, que ocorre de 25 a 28 de setembro de 2018.

O tema central delimita-se no debate sobre oportunidades e responsabilidades do desporto e da educação física. Segundo a organização, são esperados profissionais e estudantes das áreas principais, mas também de saúde, nutrição e fisioterapia. Eles terão oportunidade de publicar nos anais do congresso e participar com apresentações orais e exposição de pôsteres.

Planejamento

O ex-diretor da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, em Portugal, reuniu-se com a Comissão Organizadora na quinta-feira, 22, na Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), que organiza o evento em parceria com o Conselho Regional de Educação Física da 8ª região (Cref 8). Conforme a diretora da unidade, professora Artemis Soares, na reunião, foram definidas as mesas temáticas do congresso.

Participam ainda da Comissão Organizadora dos professores Almir Liberato da Silva, João Libardoni, João Cláudio Machado, Roseanne Autran e Lucídio Rocha, todos da FEFF. Outros pontos definidos no encontro foram a prospecção de recursos em instituições de fomento a eventos científicos estaduais e nacionais e a busca de fomento para a revitalização dos 13 auditórios da Ufam, localizados nos setores Norte e Sul, além da sinalização do Campus.