Livro a ser lançado no próximo dia 2 aborda 'Doença Mental e liberdade'

Publicação é resultado de tese de doutorado do ex-pró-reitor adjunto de Graduação da Ufam

O professor do curso de Filosofia e ex-pró-reitor adjunto da Pró-Reitoria de Graduação (Proeg), professor Nelson Matos de Noronha, reúne, no próximo dia 2 de outubro, colegas, alunos, amigos e familiares para lançar o livro 'Doença mental e liberdade: Foucault e a problematização da ética em História da Loucura". 
 
Resultado de sua tese de doutorado, a obra representa, segundo o autor, uma experiência intelectual, reunindo a reconstituição histórica da elaboração da tese de Doutorado de Estado da Arte do filósofo francês Michel Foucault, a reflexão sobre as condições de possibilidade da ética no século XX e a constatação das linhas de emergência de um tipo de vida filosófica adotada em nossos dias.  
 
Ele também explica que, embora a doença mental tenha sido colocada em uma dimensão secundária no campo das investigações epistemológicas por muito tempo, o sistema de saúde pública tem se manifestado de maneira cada vez mais contundente sobre a taxa de incidência do sofrimento causado à população pelas ocorrências no campo da psicopatologia. 
 
"A recepção de Foucault no Brasil tem sido positiva. Contudo, tem sido muito difícil a instituição de políticas para a educação, a ciência e a tecnologia voltadas aos anseios de autonomia e descolonização intelectual entre nós. Esperamos, com esse livro, contribuir para o aprofundamento desse debate e a formação de uma vontade política comprometida com essa causa", considerou.
 
Agenda - O lançamento do livro será na loja da Saraiva Mega Store, situado no Shopping Manauara, às 20h. O shopping está localizado na avenida Mário Ypiranga, nº 1.300. 
BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable