III Enproll ocorre nesta semana
A Universidade Federal do Amazonas (Ufam), por meio da Faculdade de Letras (Flet) e do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), realiza o III Encontro Amazonense de Professores de Línguas e Literaturas (III Enproll), na próxima semana, entre os dias 25 e 28, no Campus.
Acesse página do Enproll www.doity.com.br/enproll/
A iniciativa tem ainda a parceria da Associação de Professores de Espanhol do Amazonas (APE-Am), da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino do Estado do Amazonas (Seduc/Am) e das Secretarias Municipais de Educação de Manaus, Tabatinga, Benjamin Constant, Atalaia do Norte e de Itacoatiara.
A solenidade de abertura será no auditório Eulálio Chaves, setor Sul do Campus, a partir das 8h. Já às 9h ocorre a conferência inicial com o professor Sírio Possenti, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), licenciado em Filosofia e com mestrado e doutorado em Linguística.
Demanda
A realização do III Enproll atende demanda de professores que atuam nas redes públicas e privadas de ensino, responsáveis por componentes curriculares voltados aos estudos linguísticos e literários de Língua Espanhola, Língua Francesa, Língua Inglesa, Língua Japonesa, Línguas Ameríndias, Libras e Língua Portuguesa, em contextos de ensino de Língua Materna (LM), Língua Adicional (LA/L2) ou Língua Estrangeira (LE).
Priorizando a formação continuada dos profissionais que atuam na Educação Básica e no Ensino Superior, esta terceira edição do Enproll aborda temática relevante na práxis docente e na realidade das escolas, discutindo sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) e o ensino de línguas e de literaturas com a colaboração de experientes e renomados pesquisadores que representam instituições dos estados que formam a Amazônia brasileira, bem como de outras regiões do país e, ainda, de outras nações.
Além de possibilitar espaço para discussão, capacitação e formação, o evento privilegia o desenvolvimento da região amazônica brasileira, com atenção especial à educação e, principalmente, à formação docente.
Histórico
O Encontro Amazonense de Professores de Línguas e Literaturas (Enproll) surgiu há três anos, como proposta regional de capacitação docente. No entanto, desde o primeiro ano, a adesão foi tamanha, tendo a participação de profissionais e de pesquisadores de todo Brasil, que passou à abrangência nacional.
No ano de 2015, com o tema “(Des)envolvendo práticas para o Ensino Básico", mais de 700 pessoas participaram. Em 2016, em sua segunda edição, a temática abordada foi "Políticas e ações para o ensino de Línguas e de Literaturas" e o público ultrapassou a cifra de 1000 (mil) participantes do Amazonas e de outros estados brasileiros.
Esta terceira edição, abordando a temática "Tecnologias da Informação e da Comunicação e o ensino de línguas e de literaturas", espera a contribuição de profissionais de instituições brasileiras e também de outros países, ampliando o número de participantes, o que lhe outorga abrangência internacional, e o consolida como espaço para a busca de qualidade da Educação Básica e do Ensino Superior, abrindo campo para discussão de novas práticas e de possibilidades para o ensino e para a pesquisa.