Neai discute as guerras aquáticas do Xingu na quinta-feira, 21

Os Seminários de Pesquisa do Núcleo de Estudos da Amazônia Indígena (NEAI/Ufam) realizam uma nova edição para a comunidade universitária. O Seminário ocorre nesta quinta-feira, dia 21, às 14h, na sala 12 do bloco da Faculdade de Direito (FD), setor Norte do campus universitário.

Nesta edição, o convidado é o professor do Instituto Amazónico de Investigaciones da Universidad Nacional de Colombia, Sede Amazonia, com o tema “Vulnerabilidade, respeito, influência: aproximações etnográficas às guerras aquáticas no Xingu”.

O palestrante está em Manaus ministrando disciplina no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Ufam (PPGAS), consolidando a recente parceria estabelecida entre a instituição e o programa.

Sobre o tema

A proposta busca ilustrar alguns eixos conceituais que emergem da etnografia das preocupações mebêngôkre com relação às profundas transformações recentes na bacia do Xingu.  A apresentação baseia-se na etnografia dos movimentos associados às expedições rituais de caça e pesca, bem como as dos movimentos associados à luta em face da iminente construção de uma grande hidrelétrica na bacia do Rio Xingu. Trata-se de discutir o desempenho das categorias de análise em função das ideias de vulnerabilidade e proteção da vida como eventos cosmopolíticos de difícil tradução.

Conheça o Neai: www.neai.ufam.edu.br