Professores da Faculdade de Direito lançam obras no dia 21 de setembro

Os professores da Faculdade de Direito da Ufam (FD), Dorinethe Bentes, Daniel Gerhard, Adriano Ferreira, Bernardo Seixas e Maurilio Maia convidam a comunidade acadêmica a participar do lançamento das obras “Reflexões de Direito Público” e “Reflexões sobre Direito Processual Civil: precedente e tutela provisória”, no dia 21 de setembro, às 19h, no auditório da Faculdade de Direito, no setor Norte do campus.

As obras são coletâneas de artigos dos estudantes do Programa de Pós-Graduação em Direito, organizados pelos professores da FD, que refletem um novo olhar sobre o Direito Público e o Direito Processual Civil a partir de discussões sobre os temas. As obras serão vendidas no site da Editora Lumen Juris (https://lumenjuris.com.br) e no dia do lançamento, na sessão de autógrafos no auditório da FD, com 40 por cento de desconto.

“A obra ‘Reflexões de Direito Público’ me chama a atenção para a discussão que os alunos fazem da parte mais teórica entre o Direito e o Estado, o Direito e a Filosofia e o Direito e a Hermenêutica. O conteúdo não ficou preso àquelas clássicas coisas formais do Direito. É uma discussão teórica. Já na obra de Processo Civil destaca-se a reflexão que os alunos fazem sobre a aplicabilidade do novo Código de Processo Civil. Eles discutem como o novo Código pode dar celeridade a processos e diminuir o número de ações pendentes na justiça”, destacou a professora e autora Dorinethe dos Santos Bentes.

Sobre as obras

Reflexões de Direito Público

A obra coletiva é fruto do esforço pessoal de várias mãos, composta de dezoito artigos científicos organizados da seguinte forma: na primeira parte temos os trabalhos de cunho zetético-teórico, de ânimo reflexivo sobre o Estado de Direito e as questões a ele atinentes. A segunda parte gravita em torno da tensão sempre existente entre o poder punitivo do Estado e as liberdades individuais. Na terceira e última parte da obra, temos textos que tratam de uma reflexão crítica acerca da natureza e atuação da administração pública, sob a ótica dos institutos de direito administrativo, financeiro, tributário e do processo do trabalho.

Reflexões sobre Direito Processual Civil: precedente e tutela provisória

A coletânea de artigos, é fruto do esforço coletivo dos docentes e discentes da Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Processual Civil da Ufam e versa sobre diversos ramos do Direito. O escopo desta obra é fomentar a pesquisa no âmbito da Pós-Graduação, considerando que é por meio da pesquisa que o acadêmico descobre que o mundo jurídico não se resume a sala de aula, vai além. Esta é a primeira obra da empreitada que é estimular os acadêmicos da graduação a alçarem voos mais altos que seus mestres e alcançarem objetivos condizentes com o aprendizado que se conquista com o acesso à Faculdade de Direito da Ufam.