Incubadora “Amazonas Indígena Criativa” promove Seminário Nacional de Empreendimentos Criativos na Amazônia em Parintins

Com apoio do Ministério da Cultura, evento reúne palestrantes de várias partes do Brasil e do exterior

A coordenação da Incubadora Amazonas Indígena Criativa da Universidade Federal do Amazonas (Amlc) realiza, nos dias 13, 14 e 15 de setembro, o I Seminário Nacional de Empreendimentos Criativos na Amazônia (Senec), com patrocínio do Ministério da Cultura. Nesta quarta-feira, 13, ocorre o credenciamento dos participantes no auditório do Instituto de Ciências Sociais Educação e Zootecnia (ICSEZ), das 16h às 19h30.

A mesa de abertura ocorre das 16h às 17h, composta pelo diretor do ICSEZ, José Luiz Pereira, representante do Ministério da Cultura, Jorge Edson Garcia, coordenadora da AmIC, professora Sandra Helena da Silva, presidente da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), professor Jorge Luis Nicolas Audy e representante das lideranças indígenas Sateré Mawé, Lúcio Ferreira Menezes.

Das 17h30 às 18h30 acontece a conferência inaugural “Economia Criativa e as Políticas Culturais” ministrada pelo sócio-diretor e consultor sênior da Garimpo de Soluções, Diretor Geral de Projetos de Inteligência Coletiva e Inovações Urbanas e membro de Redes Culturais de Desenvolvimento Urbano, Turismo e Educação, Alejandro Castañe. Das 18h30 às 19h30, ocorrerá um debate e, em seguida, lançamento de livros e coquetel.

Programação

Na quinta-feira, 14, a programação conta com mesas-redondas: a mesa-redonda 1 ocorre das 8h30 às 10h, intitulada “Políticas Públicas para a Amazônia”, no auditório do ICSEZ, com os palestrantes: Maria Perpétuo Socorro Rodrigues Chaves, das 8h30 às 8h50, Jorge Luis Nicolas Audy, das 8h50 às 9h10, e, Pedro Henrique Coelho Raposo, das 9h10 às 9h30. Das 9h30 às 10h ocorre o debate.

A mesa 2, “Políticas Públicas para os Empreendedores Indígenas e Não Indígenas”, ocorre das 10h30 às 12h, terá a contribuição dos palestrantes: Jane Márcia Pinto Moura, das 10h30 às 10h50, Gonçalo Guimarães, das 10h50 às 11h10, Paulo Ramalho, das 11h10 às 11h30. Das 11h30 às 12h, o debate finaliza a programação. À tarde a programação tem apresentações dos grupos de trabalhos, das 14h às 17h, nas salas do ICSEZ.

O Grupo de Trabalho GT01 “Culturas Amazônicas e Questões Indígenas” terá a coordenação dos professores Ignês Tereza Peixoto de Paiva, Ártemis de Araújo Soares e Diego Omar da Silveira. A professora Maria do Perpétuo Socorro Rodrigues Chaves coordena o GT02, “Economia Criativa e Empreendedorismo; o GT03 “Cultura, Sustentabilidade e Economia Criativa”, será coordenado pelo professor Paulo Cesar Vieira Archanjo e, o GT04 “Empreendedorismos e o Turismo Local no Contexto da Economia Criativa, pelo professor Paulo Augusto Ramalho de Souza. Uma feira e atrações culturais finalizam a programação no dia 14, das 18h às 20h, no hall do campus da Ufam de Parintins.

Na manhã do dia 15, sexta-feira, a programação inicia com a roda de conversa, das 8h às 10h30, que abordará o tema “Empreendimentos Indígenas e Não Indígenas” e será ministrada por empreendedores da Incubadora AmIC, representantes do Governo do Estado, Secretaria de Turismo e Cultura, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresa (Sebrae) e representante do Ministério da Cultura.

Das 10h30 às 12h, a coordenação geral do Seminário faz visita às áreas de Turismo de Base Comunitária (TBC) com os convidados. À tarde, a programação conta com minicursos simultâneos, das 14h às 17h30. As atividades estão divididas por temas: 01 “Artes e Cultura Amazônica” ministrada por Luciano Souza; 02, “Marketing Empreendedor na Economia Criativa”, ministrada por Luís Cláudio de Souza Pereira e Ana Maria Correa Rodrigues; tema 03, “Incubadoras na Amazônia”, Luiz Roberto Coelho Nascimento e Jane Márcia Pinto Moura; 04, “Povos Indígenas e a Cultura Parintinense”, Inês Tereza Peixoto de Paiva e Ártemis de Araújo Soares; 05, “Cultura e Criatividade nas Figurações Antropomorfas”, de Doglas Sateré, Ivaney Machado Teixeira; e, 06, “Negócios de Impacto Social”, Tânia Maria Vidigal Limeira.

À noite ocorre o encerramento das atividades do I Seminário Nacional de Empreendimentos Criativos na Amazônia com atividade Cultural para comemorar os 10 anos do ICSEZ.