Cine Vídeo Tarumã traz cinema italiano recente
Esta semana o Cine Vídeo Tarumã apresenta filmes italianos recentes. Os três filmes selecionados se tratam de comédias dramáticas, gênero que mistura o bom humor com personagens bem desenvolvidos e temáticas mais sérias, abordando até mesmo críticas sociais. As sessões são gratuitas, com início às 12h30 e ocorrem no auditório Rio Negro, localizado no hall do IFCHS, antigo ICHL, na Universidade Federal do Amazonas.
Na segunda-feira, dia 11, o filme exibido é O Primeiro que Disse, do diretor Ferzan Ozpetek. O longa conta a história de Tommaso (Riccardo Scamarcio), membro de uma família tradicional e proprietária de uma fábrica de massas no sul da Itália. Ele sai de Roma e vai ao encontro de sua família para uma reunião que irá anunciar seu irmão, Antônio (Alessando Preziosi), como o eleito para assumir os negócios. Aproveitando a oportunidade, Tommaso decide contar para todos sobre sua homossexualidade, porém seu irmão comunica aos familiares que também é gay, obrigando Tommaso a esconder sua revelação e assumir a fábrica.
Na quarta-feira, é a vez de Perfeitos Desconhecidos, obra de 2016. O filme conta a história de sete amigos de longa data que se reúnem para um jantar. Em uma brincadeira, o grupo decide compartilhar um com o outro, na mesa, o conteúdo de cada mensagem de texto, e-mail e ligações que recebem. No jogo, muitos segredos começam a revelar, provando que nem todos se conhecem de verdade.
Na sexta-feira, dia 15, o filme exibido é Loucas de Alegria. O longa retrata a amizade de Beatrice (Valeria Bruna Tedeschi) e Donatella (Micaela Ramazzotti), duas mulheres com personalidades completamente distintas. Beatrice é uma mulher rica e extravagante, que dá ordens a todos ao redor e não para de falar em momento algum. Donatella é tímida e misteriosa, evitando o contato das outras pessoas. As duas se encontram internadas em um hospital psiquiátrico e aos poucos se tornam grandes amigas, decidindo fugir da instituição para resolver uma questão do passado de Donatella.