Toxicologia clínica: minicurso ensina a tratar intoxicações. Inscrições até 21 de agosto

Evento ocorre entre os dias 22 e 24, das 18h30 às 21h30, no auditório da Faculdade de Medicina

CIT atente 24h pelo 0800 722 6001CIT atente 24h pelo 0800 722 6001

O Centro de Informações Toxicológicas da Universidade Federal do Amazonas (CIT/Ufam) promove o ‘V Minicurso de Toxicologia Clínica’. As inscrições podem ser realizadas até o dia 21 de agosto, no 4º andar do Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV), onde está localizado o CIT.

O curso básico pode ser feito por qualquer interessado no tema, mas é especialmente voltado a estudantes e profissionais da área da saúde, com a oferta de 70 vagas. A formação ocorre nos dias 22, 23 e 24 de agosto, entre 18h30 e 21h30, no auditório da Faculdade de Medicina da Ufam.

Embora as intoxicações façam parte do cotidiano dos profissionais de saúde, a Toxicologia Clínica, são pouco abordadas na faculdade. Com o objetivo de tornar o tema mais conhecido, pela apresentação dos principais tipos de intoxicações ocorridas no cotidiano médico, o curso busca a preparação de estudantes e profissionais da área para lidarem com essa situação.

Os temas a serem ministrados nos três dias são: Atendimento inicial ao paciente intoxicado; Medicamentos de alto e baixo risco; Domissanitátios e naftalina; Animais peçonhentos; Plantas tóxicas; Agrotóxicos e praguicidas; Intoxicação por Hidrocarbonetos; Raticidas; Saúde baseada em evidências aplicada à toxicologia; Atendimento a pacientes suscetíveis a tentativas de suicídio.

A inscrição pode ser feita no CIT, no 4º andar do HUGV, ou com os plantonistas Andressa (8137-1567) e Hudson (9126-4797).

Mais informações? Acesse facebook.com/citamaz.

Seleção

A participação no evento é pré-requisito para a seleção dos novos plantonistas do CIT. Eles são selecionados entre os discentes dos cursos de Farmácia e Medicina da Ufam, e farão a prova conforme o edital do processo seletivo para bolsas institucionais de extensão (ver anexos).

Serviço

O CIT atende emergências 24 horas em casos de intoxicações decorrentes da ingestão acidental de produtos como agrotóxicos, pastilhas de naftalina, água sanitária, plantas etc.

Os telefones da Emergência são: 0800-722-6001 e (92) 3305-4702.

Anexos:
Fazer download deste arquivo (edital CIT 01.png)Edital p. 01[ ]55 kB