Cine Vídeo Tarumã retoma programação com filmes dedicados aos pais

No Brasil, o Dia dos Pais é comemorado anualmente no segundo domingo do mês de agosto e, em homenagem a esta data, o Cine Vídeo Tarumã exibe três filmes voltados à relação entre pais e filhos. Esta é a primeira semana de exibição após o recesso realizado conforme o calendário da Universidade Federal do Amazonas.

Segunda-feira, dia 7, o filme exibido é “Capitão Fantástico”, estrelado por Viggo Mortensen, o qual recebeu indicação ao Oscar pela obra. O filme do diretor Matt Ross narra a história de Ben (Mortensen), pai de seis filhos com os quais vive longe da civilização, no meio da floresta. As crianças lutam, escalam, leem obras clássicas, debatem, caçam e praticam duros exercícios, tendo a autossuficiência sempre como palavra de ordem.

Certo dia um triste acontecimento leva a família a deixar o isolamento e o reencontro com parentes distantes traz à tona velhos conflitos entre as diferentes realidades.

Na terça-feira, é a vez de “Os Excêntricos Tenenbaums”. O filme é dirigido por Wes Anderson, diretor de Grande Hotel Budapeste (14) e O Fantástico Senhor Raposo (09). O longa gira em torno de Royal Tenenbaum (Gene Hackman) e sua esposa Etheline Tenenbaum (Anjelica Huston), que tiveram três filhos muito diferentes entre si, mas igualmente bem-sucedidos. Após a separação do casal, Etheline decide casar com outro, Royal resolve então, reatar os antigos laços e lutar pelo amor da ex-mulher reunindo toda a família.

Na sexta-feira, a última exibição é “Meu Pai e Meu Filho”, filme turco do diretor Çagan Irmak. O filme conta a história do estudante Sadik, o qual se torna um jornalista de esquerda durante a ditadura na Turquia. Ao saber de suas atividades políticas, Hüseyin deserda o filho. Anos depois, Sadik retorna com o filho pequeno na esperança de restabelecer as relações com o pai.

O projeto Cine Vídeo Tarumã é uma atividade de extensão do curso de Jornalismo da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC), da UFAM, com apoio cultural da locadora de filmes Take Video Locadora. As sessões são gratuitas e acontecem sempre às 12h30, no Auditório Rio Negro do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS), localizado no setor Norte do Campus Universitário.