PPG em Sociologia realiza conferência e lançamento de livro

O Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Ufam (PPGS) inclui na abertura de seu semestre letivo a conferência “A riqueza desmedida: ameaça para a economia e o bem comum”, a ser ministrada pelo professor de Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Antonio David Cattani, às 15h desta quinta-feira, 3, no auditório Rio Solimões, localizado na entrada do Instituo de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS), setor Norte do Campus.

Gratuito e aberto a todos os públicos, o evento conta ainda com o lançamento do mais recente livro de autoria do conferencista, intitulado “Ricos, podres de ricos”. A obra aborda questões implícitas no problema da desigualdade social acentuada, vivenciada pela população brasileira e discorre sobre teorias acerca das origens deste desfalque econômico que beneficia apenas uma parcela minoritária da sociedade. Confira a sinopse do livro.

Sobre o autor

Doutor pela Université de Paris I - Panthéon-Sorbonne (1980), com pós-doutorado na Ecole de Hautes Etudes en Sciences Sociales (Paris, 1993-1994). É professor titular de Sociologia da UFRGS e membro do PPGS desta universidade; foi professor visitante na Université Laval (Québec - Canadá) e pesquisador visitante na Universidade de Oxford, de 2010 a 2011. É Consultor “ad hoc”, ou seja, contratado para fins específicos estabelecidos pela respectiva instituição, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ); da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes); da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep); da Editora da UFRGS; da biblioteca eletrônica Scielo e de outras revistas de Ciências Sociais. Em 2007, foi vencedor dos prêmios de pesquisador destaque em Ciências Humanas e Sociais pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS) e do prêmio Açorianos, concedido pela Secretaria de Cultura de Porto Alegre. Foi organizador e autor de diversos livros publicados no Brasil, Argentina, Colômbia, França, Inglaterra, Itália, México e Portugal. É coordenador do site www.dmtemdebate.com.br e editor da revista Sociologias. (Qualis A1). Áreas de especialização: Sociologia do Trabalho, Sindicalismo, Desigualdades socioeconômicas, Riqueza e Desigualdade.

Informações: (92) 99128-9257