Amigos do Museu Amazônico recebem prêmio

Acontece nesta sexta-feira (23), no Museu Amazônico da UFAM, às 19 horas, a entrega do Prêmio Amigo do Museu Amazônico, destinado a homenagear pessoas físicas e jurídicas que prestaram significativas contribuições para o cumprimento da missão da instituição, notadamente no fomento às atividades de pesquisa, ensino e extensão sobre a Amazônia.

Em sua primeira edição, o Prêmio foi criado através de portaria interna e a escolha dos indicados a recebê-lo foi feita em reunião do Conselho Científico, instância colegiada que define o planejamento e o desenvolvimento institucional do Museu. A outorga da distinção será realizada anualmente, preferencialmente em junho, mês que marca o aniversário de implantação da instituição, que neste ano completa 28 anos.

A premiação ocorrerá durante o "Dabacuri Cultural" juntamente com a abertura e apresentação pública da Coleção Thiago de Mello, poeta amazonense que terá seu acervo pessoal disponibilizado pela Ufam.

Premiados:

Pessoa física: Jair Jacqmont (artista plástico), Renato de Gasperi (médico e artista plástico), Rui Machado (artista plástico) e Sérgio Cardoso (artista plástico).

Pessoa jurídica: Academia Amazonense de Letras, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e Petróleo Brasileiro S/A (PETROBRÁS).