Protec realiza premiação de trabalhos de iniciação tecnológica e lançamento de livros

Nesta sexta-feira (23), a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), por meio da Pró-Reitoria de Inovação Tecnológica (Protec), realiza a premiação de trabalhos de iniciação tecnológica e o lançamento de dois livros e uma cartilha. O evento acontece às 14h30, no auditório da Faculdade de Direito, localizado no Setor Norte do Campus Universitário.

A publicação do segundo livro do PCTIS teve apoio de diversos centros, instituições, grupos e redes de pesquisa.A publicação do segundo livro do PCTIS teve apoio de diversos centros, instituições, grupos e redes de pesquisa.

Os trabalhos premiados fazem parte do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI). Os projetos foram apresentados no I Encontro de Iniciação Tecnológica e Economia da Cultura (ITEC), que ocorreu no ano passado durante a quarta edição do Encontro Brasileiro de Pesquisa em Cultura (EBPC).

No mesmo dia, acontece o lançamento de dois livros: “Iniciação ao Desenvolvimento Tecnológico e Inovação: Experiência da Universidade Federal do Amazonas” e “Inovação Socioacadêmica na Amazônia”. O primeiro livro é resultado de artigos produzidos em 2015 no âmbito do Programa de Apoio à Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação no Amazonas (PAITI/FAPEAM/UFAM). Já o segundo, é obra produzida por meio do Parque Científico Tecnológico da Ufam (PCTIS), com organização das professoras Socorro Chaves e Socorro Lima Verde.

Além dos livros, a Protec também realiza o lançamento da cartilha “Orientações sobre Acesso ao Patrimônio Genético e ao Conhecimento Tradicional Associado”, produzida pelos professores Maria Couto Marques e Raimundo Felipe da Cruz Filho. Junto a essas orientações, a cartilha aborda a repartição de benefícios para a conversação e uso sustentável da biodiversidade.

Durante o evento será assinado o contrato de transferência de tecnologia com a empresa Pharmakos.