Protec realiza premiação de trabalhos de iniciação tecnológica e lançamento de livros
Nesta sexta-feira (23), a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), por meio da Pró-Reitoria de Inovação Tecnológica (Protec), realiza a premiação de trabalhos de iniciação tecnológica e o lançamento de dois livros e uma cartilha. O evento acontece às 14h30, no auditório da Faculdade de Direito, localizado no Setor Norte do Campus Universitário.
Os trabalhos premiados fazem parte do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI). Os projetos foram apresentados no I Encontro de Iniciação Tecnológica e Economia da Cultura (ITEC), que ocorreu no ano passado durante a quarta edição do Encontro Brasileiro de Pesquisa em Cultura (EBPC).
No mesmo dia, acontece o lançamento de dois livros: “Iniciação ao Desenvolvimento Tecnológico e Inovação: Experiência da Universidade Federal do Amazonas” e “Inovação Socioacadêmica na Amazônia”. O primeiro livro é resultado de artigos produzidos em 2015 no âmbito do Programa de Apoio à Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação no Amazonas (PAITI/FAPEAM/UFAM). Já o segundo, é obra produzida por meio do Parque Científico Tecnológico da Ufam (PCTIS), com organização das professoras Socorro Chaves e Socorro Lima Verde.
Além dos livros, a Protec também realiza o lançamento da cartilha “Orientações sobre Acesso ao Patrimônio Genético e ao Conhecimento Tradicional Associado”, produzida pelos professores Maria Couto Marques e Raimundo Felipe da Cruz Filho. Junto a essas orientações, a cartilha aborda a repartição de benefícios para a conversação e uso sustentável da biodiversidade.
Durante o evento será assinado o contrato de transferência de tecnologia com a empresa Pharmakos.