Observatório da Educação do Campo da Ufam realiza ciclo de palestras interdisciplinares

O Observatório de Educação do Campo no Alto Solimões (Obecas) promove ciclo de palestras com o objetivo de articular diálogos interdisciplinares sobre a Educação do Campo na Região Tríplice da Fronteira Amazônica. O evento ocorre nos dias 22 e 23 de junho, a partir das 7h30, no auditório do Instituto de Natureza e Cultura (INC/Ufam), em Benjamin Constant.

Inscrições deverão ser feitas presencialmente e na véspera da atividade (21), entre 14h e 17h, na sala do Obecas (INC/Ufam). Profissionais da educação básica do campo, pesquisadores, acadêmicos, representantes de movimentos sociais e o público em geral com interesse no tema a ser discutido podem participar.

A Educação do Campo

Estudiosos engajados na área preocupam-se com o reconhecimento de que a população residente em áreas rurais possui diversas necessidades que em muito se diferem das já conhecidas em áreas urbanas. É necessário que, tanto os planos pedagógicos quanto as políticas públicas passem por adequações, de acordo com o contexto vivenciado por pessoas do campo. Para os coordenadores do evento, professor Josenildo Santos de Souza e professora Maria Auxiliadora dos Santos Coelho,“este diálogo se concretiza na consolidação de um espaço efetivamente coletivo, capaz de ampliar o debate teórico, resgatar uma dívida social para com as populações da Amazônia, principalmente no que diz respeito às políticas públicas”.

Programação do Evento

22/06/2017 (Quinta-feira)

7h30 – Credenciamento.

8h - Animação cultural.

8h30 - Cerimonial de abertura do evento. Coordenação: Professora Maria Auxiliadora dos Santos Coelho.

9h – Palestra - Políticas Públicas: Educação, cultura e desenvolvimento local sustentável – Professor Josenildo Santos de Souza - Ufam.

12h30 Filme Chico Mendes - O Preço da Floresta - Cine Club Itinerante, Natureza e Cultura em Cena.

13h30 – Animação cultural.

14h – Mesa redonda: A Tendência da Pesquisa no Alto Solimões. Debatedores: Professora Marinete Lourenço Mota; Professor Jonas Petry; Professor Radamés Gonçalves de Lemos; Professor Germán Palácios- Ufam/ Unal.

22/06/2017 (Quinta-feira)

Minicursos: Matutino/Vespertino (6h)

Minicurso 01: Novos desafios, outros olhares: educação Infantil e multisseriado no Campo (Professora Maria Auxiliadora dos Santos Coelho).

Minicurso 02: Propostas de Projetos didáticos em turmas multisseriadas: outros olhares, novas possibilidades (Professora Jarliane da Silva Ferreira).

Minicurso 03: Educação Especial no Campo (Professora Maria Francisca Nunes de Souza).

Minicurso 04: Narrativas culturais na educação do campo (Ismael da Silva Negreiros).

Minicurso 05: A agroecologia como tema transversal na escola do campo (Professor Elenilson Silva de Oliveira).

23/06/2017 (Sexta-feira)

8h - Animação cultural.

8h30 - Os Desafios da Educação do Campo na Amazônia – Professor Salomão Mufarrej Hage – UFPA.

13h30 – Animação cultural.

14h – Educação, Cinema e violência no Campo – Cine Club Itinerante: Natureza e Cultura em Cena- Professor Salomão Mufarrej Hage – UFPA.

17h – Encerramento.

Informações: (97) 99153-4398