Cine & Vídeo Tarumã faz homenagem ao ator Nelson Xavier

O Brasil perdeu recentemente Nelson Xavier, um de seus maiores intérpretes no cinema, na televisão e no teatro. O ator mineiro vinha batalhando contra um câncer de pulmão por mais de dez anos e veio a falecer no dia 10 de maio. Participou de diversos papéis e filmes icônicos como Chico Xavier e o clássico do Cinema Novo “Os Fuzis”. Em memória ao ator, o Cine Vídeo Tarumã dedica a sua programação desta semana a Nelson, exibindo filmes do início ao fim de sua carreira artística.

Começando com “Os Fuzis” nesta segunda-feira, 5. O filme marca um dos primeiros, e principal, papel na carreira de Nelson no cinema. O longa dirigido por Ruy Guerra ficou conhecido por ganhar o Urso de Prata no Festival de Berlim de 1964 e, portanto, tornando-se uma das principais obras do Cinema Novo. O filme conta a história de uma cidade assolada pela miséria e encontra-se a beira de um colapso já que seus cidadãos começam a roubar armazéns em busca de comida. Soldados são enviados para controlar a situação e um motorista de caminhão deve decidir se concorda com seus colegas do exército ou se revolta contra o governo devido a sua ineficácia em apaziguar a situação.

Na quarta-feira, 7, será exibido “A Despedida”. No longa, dirigido e roteirizado por Marcelo Galvão, Almirante é um senhor de 92 anos que não aguenta mais o peso da idade e resolve acelerar o seu fim, aproveitando seus últimos momentos para se despedir de amigos, resolver antigos problemas e ter mais uma noite de amor com sua amante de 37 anos. Bem recebido no Festival de Gramado, ganhou prêmios de Melhor Ator para Nelson, Melhor Atriz para Juliana Paes, Melhor Fotografia para Eduardo Makino e Melhor Direção para Marcelo Galvão.

Fechando a homenagem na sexta-feira, será exibido “Rondon, o Desbravador”, mais recente produção com Nelson no papel principal. Fruto dos diretores Marcelo Santiago e Rodrigo Piovezan, a história do filme acompanha a vida do Marechal Rondon, importante nome no Brasil quanto a questão indígena e o avanço do sistema de telégrafos pelo país, enquanto concede uma entrevista a um jornalista. Inicialmente uma série produzida pelo Canal Brasil, foi reeditado e exibido em 20 salas de cinema pelo país.  

O projeto Cine e Vídeo Tarumã é uma atividade de extensão do curso de Jornalismo da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC), da Ufam, com apoio cultural da locadora de filmes Take Video Locadora. As sessões são gratuitas e acontecem sempre às 12h30, no auditório Rio Negro do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS), localizado no setor Norte do campus.

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable