Pós-graduação Sociedade e Cultura na Amazônia realiza conferência com professor da Unicamp
O Programa de Pós-graduação Sociedade e Cultura na Amazônia (PPGSCA) convida a comunidade acadêmica para participar da conferência do professor Francisco Foot Hardman, da Universidade de Campinas (Unicamp), com o tema: “História, Memória e Amazônia: a construção do mito da unidade nacional”.
O evento é gratuito e será realizado no dia 29 de maio, às 14h, no auditório Jatapu, da Faculdade de Educação (Faced), setor Norte do campus. Além da conferência, também haverá uma sessão de autógrafos de livros do professor: `Trem-Fantasma: a ferrovia Madeira-Mamoré e a modernidade na selva´; `A vingança da Hileia: Euclides da Cunha, a Amazônia e a literatura moderna´.
Sobre o autor
Francisco Foot Hardman é mestre em Ciência Política (Unicamp) e doutor em Filosofia (USP). É professor titular da Unicamp, do Programa de Pós-Graduação em Teoria e Historia Literária. Possui pós-doutorados na Itália e na França. Foi docente da Universidade Federal da Paraíba (UFPb), diretor d´Études Associé, na Maison des Sciences de l´Homme, e professor visitante nas Universidades de Berkeley (EUA), Livre de Berlim e de Pequim. Fez intercambio com a Ufam por meio do Museu Amazônico.
O docente também é autor de outros livros como `Nem pátria, nem patrão´ e `Trem–Fantasma´; co-autor e organizador de `História da indústria e do trabalho no Brasil (1982)´; `Morte e progresso. Cultura brasileira como apagamento de rastros (1998)´; `Contos anarquistas´; `Revoluções brasileiras´; `Poesia reunida´ (sobre os poemas de Euclides da Cunha).