Cine & Vídeo Tarumã destaca Cultura Africana através do cinema

Nesta semana o Cine & Vídeo Tarumã apresenta filmes voltados aos costumes, histórias e crenças africanas, além da própria realidade atual. A semana temática “Conhecendo Traços Culturais da África no Cinema” comemora o Dia Mundial da África, no próximo dia 25 de maio, quando o Departamento de História da Ufam realiza o I Seminário do Programa Nossa África – Diálogos Africanos: novos objetos, pesquisas e ensino em pesquisas voltadas à cultura africana. O evento começa amanhã (23) e segue até sexta-feira (26), acompanhando os dias do Seminário.

Na terça-feira (23), a programação tem início com a apresentação do longa-metragem Virgem Margarida, de 2013, escrito e dirigido pelo brasileiro radicado em Moçambique Licínio Azevedo. O longa conta a história de campos de reeducação no país africano no momento de sua independência (1975), onde prostitutas eram enviadas, após serem retiradas das ruas, para serem transformadas em “novas mulheres”. É nesse contexto que se encontra Margarida, uma menina de 16 anos levada a um dos campos por engano, e agora deve conviver com outras mulheres, sofrendo toda sorte de adversidade. A atriz Rosa Mario ganhou o prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante no Festival de Cinema de Países de Língua Portuguesa – Cineport em 2014.

No dia seguinte (24), o Cine & Vídeo exibe o filme A Luz, de 1987. Escrito e dirigido por um dos principais nomes do cinema africano, Souleymane Cissé, o longa concedeu pela primeira vez na história do Festival de Cannes um prêmio a um cineasta africano, nesse caso, o Prêmio do Júri. A história é baseada em lendas do povo bambara e mescla fantasia com drama. Nela, Soma é um feiticeiro sedento por poder. Ele tem uma visão onde lhe é dito que se ele matar o filho, Niamkoro, ficará mais forte. Com a ajuda de sua mãe e tio, Niamkoro consegue fugir da vila e seu pai inicia uma perseguição para encontrá-lo.

Na sexta-feira, o filme que fecha a programação da semana é Le Présidentde 2013, produção de Camarões, mas não exibido no país pela censura imposta, já que o personagem se parece com o presidente do país. Jean-Pierre Bekolo, que assina a direção e sofreu (e sofre) as restrições, constrói um filme como se fosse um documentário, mas trata-se, na verdade, de um falso filme documentário. O filme narra a fuga do presidente de seu palácio, há 42 anos no poder, exatamente na véspera  de uma importante reunião eleitoral. O jornalista Jo Woo’du decide iniciar uma pesquisa para saber o paradeiro do presidente, ao mesmo tempo em que documenta a luta entre diferentes grupos pela vaga deixada em aberto.

Cine & Vídeo Tarumã

O projeto Cine & Vídeo Tarumã é uma atividade de extensão do curso de Jornalismo da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC), da UFAM, com apoio cultural da locadora de filmes Take Video Locadora. As sessões são gratuitas e acontecem sempre às 12h30, no Auditório Rio Negro do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS), localizado no Setor Norte do Campus Universitário.