Ufam abriga evento de programação digital neste sábado

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) abriga neste sábado (06), das 9h ao meio dia, o Scratch Day, um evento mundial onde as pessoas se reúnem para celebrar o Scratch, uma plataforma de codificação gratuita que conta com uma imensa comunidade on-line, destinada para que crianças, jovens e adultos adentrem ao mundo da programação digital de forma lúdica. Através dele é possível desenvolver estórias em animação e jogos eletrônicos. Confira!

Participantes devem levar um computador e realizar inscrição.

As atividades acontecem em diferentes locais do Campus, de acordo com o público: Crianças - Laboratório de graduação 2 do Instituto de Computação (IComp), Setor Norte;

Professores - Laboratório de informática do bloco de Estatística, Instituto de Ciências Exatas (ICE), Setor Norte;

Alunos da Casa da Física - Casa da Física, Minicampus, Setor Sul.

Na Ufam, o evento está sendo estruturado pela equipe do Laboratório UFAMakers, pelo departamento de Física e pelo IComp. Serão oferecidas oficinas onde os participantes serão incentivados a criar, programar e compartilhar seus projetos, trocando experiências.

O público-alvo são crianças a partir de 7 anos e seus pais ou responsáveis, caso desejem participar, além de professores da rede estadual e municipal. Conforme afirma a professora Marisa Cavalcante, uma das organizadoras, o objetivo é incentivar as crianças a utilizarem técnicas simples de criação digital, como desenvolver um jogo em gráficos menos elaborados. “Os professores serão nossos apoiadores e podem usar as ferramentas de programação em sala de aula”, esclareceu.

Participação do ‘Cunhantã Digital’

Uma proposta diferencial do Movimento intitulado ‘Cunhantã Digital’, formado por professoras e alunas do IComp, consiste em estimular maior participação feminina em áreas vinculadas às Ciências Exatas. “As meninas precisam de incentivo desde pequenas para ingressar na área de Exatas, cuja maioria é formada por meninos”, ressaltou uma das representantes do grupo, professora Tanara Lauschner. Membros do movimento ministrarão uma oficina de programação no Scratch Day da Ufam, para crianças de 5 a 9 anos.

Apoio:

Fundação Lemann, MIT Media Lab e movimento Cunhantã Digital.