Programa Escola da Terra da Faced realiza III Seminário de Educação no Campo

Com o tema “Desafios e Conquistas no Campo do Amazonas”, a 3ª edição do Seminário Educação do Campo ocorre nos dias 19 e 20 de abril, a partir das 9h, no Auditório Rio Alalaú, da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas (Faced/Ufam).

O encontro tem como objetivos: debater a educação do campo no Amazonas; refletir o processo formativo da educação do campo e a formação de professores no Estado; e socializar as experiências do curso de aperfeiçoamento.

Diálogos, debates, oficinas e apresentação de trabalhos estão previstos na programação que reunirá professores em formação para educação do campo de todo o Estado. (Acesse a programação em anexo)

O Seminário é a última atividade do Curso de Aperfeiçoamento em Educação do Campo Práticas Pedagógicas, que atendeu a formação continuada de professores (as) das escolas multisseriadas de 24 municípios do Amazonas no período 2015/2016.

Lançamento de obra

Um dos destaques da programação do Seminário é o lançamento da obra "Trabalho e educação do/no campo: Agricultura familiar, agroecologia e alfabetização ecológica", da Editora da Ufam (EDUA), organizado pelas professoras Heloísa Borges e Arminda Mourão, coordenadoras do Programa Escola da Terra. O livro tem como finalidade propor reflexões sobre a Educação do Campo e discutir a realidade do campo e a relação com o mundo do trabalho do campo no processo de formação dos sujeitos. A obra, publicada pela Editora da Ufam (EDUA) e descrita como "o início do caminho para uma nova práxis dos educadores", será lançada na quinta-feira (20), às 17h no Auditório Rio Alalaú.

Sobre o Programa Escola da Terra

Conveniado ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e à Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação (Secadi/MEC), o Programa Escola da Terra da Faced é vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Ufam (Propesp) em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc-AM) e Secretarias Municipais de Educação. O objetivo do Programa é implantar políticas públicas para a formação de professores do campo.