Cine & Vídeo Tarumã exibe filmes sobre aventuras no espaço-tempo

A partir desta segunda-feira (17), o projeto de extensão Cine & Vídeo Tarumã, da Ufam, apresenta uma programação de filmes com a temática de aventuras no espaço-tempo. Os escolhidos para essa semana são: "Donnie Darko”, "Os doze macacos" e "Fonte da vida". As sessões tem início às 12h30, no Auditório Rio Negro, do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), localizado no setor Norte do Campus Universitário. Por ocasião do feriado, excepcionalmente nesta semana, a sessão de sexta-feira foi transferida para a quinta-feira.

O filme exibido na segunda-feira (17), é o longa metragem dirigido por Richard Kelly, "Donnie Darko". O filme narra a história de um jovem (Jake Gyllenhaal) que cursa o colegial e passa a ter visões, em especial de um coelho monstruoso, que o encoraja a realizar brincadeiras destrutivas e humilhantes com quem o cerca. A trama se tornou um sucesso de público e crítica, principalmente, por sua trilha sonora e ideias relacionadas a universos paralelos.

Na quarta-feira (19), é a vez de "Os doze macacos", ficção científica dirigida por Terry Gilliam. Com a presença de Bruce Willis e Brad Pitt em seu elenco, o filme de 1995 se passa em uma realidade do ano de 2035, onde um prisioneiro aceita a missão de voltar ao passado para tentar decifrar um mistério envolvendo um vírus mortal que atacou grande parte da população mundial.

O último filme a ser exibido é "Fonte da vida", na quinta-feira (20). A obra foi dirigida por Darren Aronofsky, famoso por seus trabalho em "O lutador", "Cisne Negro" e o mais recente, "Noé". O drama envolve três linhas do tempo diferentes: uma no século 16 com o navegador Tomas Creo e sua jornada em busca da lendária árvore da vida; a segunda no período atual onde o pesquisador Tommy Creo busca desesperadamente uma cura para salvar sua mulher; e outra história une as duas primeiras: no século 26, o astronauta Tom finalmente consegue a resposta para as questões fundamentais da existência.

O projeto Cine & Vídeo Tarumã é uma atividade de extensão do Departamento de Comunicação Social da UFAM. As sessões gratuitas acontecem sempre às 12h30, no Auditório Rio Negro, do Instituto de Ciências Humanas e Letras, localizado no setor Norte do Campus Universitário, com o apoio cultural da locadora de filmes Take Vídeo Locadora.