Estudantes de Artes expõem no Museu Amazônico nesta quarta-feira

Exposição "Folharal" tem abertura na quarta-feiraExposição "Folharal" tem abertura na quarta-feiraO Museu Amazônico da Universidade Federal do Amazonas realiza nesta quarta-feira, 5, às 19h, a abertura da exposição “Folharal”, dos estudantes do curso de licenciatura em Artes Visuais da Faculdade de Artes. A exposição fica em cartaz até o dia 30 de abril, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h, com a curadoria da professora Priscila Pinto. O Museu Amazônico localiza-se na Rua Ramos Ferreira, 1036, no Centro.

Segundo a professora Priscila Pinto, do curso de Licenciatura em Artes Visuais da Faculdade de Artes da Universidade Federal do Amazonas e curadora da exposição, nos trabalhos foi utilizada a técnica da tinta acrílica sobre papel cartão preparado, tomando-se a folha como referência temática, com o fim de sensibilizar o olhar na apreciação do elemento natural a partir de um estudo de cor, forma e composição. Nos exercícios, os alunos aplicaram a teoria da cor na prática pictórica, no processo de observação da cor das folhas e sua composição com o fundo. Ainda, segundo ela, as folhas foram coletadas pelos alunos no entorno do campus, escolhidas por sua coloração e forma. Foram propostos três exercícios – acrescenta a professora -, sendo duas pinturas de observação, uma composição com folha seca inteira e uma com detalhe ampliado de folha verde/fresca; uma pintura de criação, na composição de folhas sobrepostas com efeitos de transparência e opacidade. O que se mostra neste espaço é o processo de estudo de futuros professores de arte e artistas em formação, em diferentes estágios. Como resultado, vemos maneiras diversas de perceber o mundo e de transformar esta percepção visual em pintura, finaliza.