Evento debate “Dia Mundial da Água”
O grupo de pesquisa Hidrossistemas e o Homem na Amazônia - H2A - da Ufam, promove nesta quarta-feira, 22, evento gratuito em comemoração ao Dia Mundial da Água, intitulado “Caminhos da água na Amazônia”.
O evento ocorre no auditório da Central Analítica, da Faculdade de Química, setor Norte do campus, com a solenidade de abertura às 9h.
A programação conta com a participação de pesquisadores da Ufam, Inpa, e do Instituto de Mudanças Climáticas do Estado do Acre. (Acesse a programação em anexo).
Sobre o H2A
Hidrossistemas e o Homem na Amazônia (H2A) é um grupo de pesquisas da Ufam junto ao CNPq, cuja missão é desenvolver pesquisas em cooperação para a produção e disseminação do conhecimento sobre a dinâmica da água na Amazônia e sua relação com a sociedade. O grupo é multidisciplinar e multi-institucional, com mais de 20 pesquisadores de instituições do Brasil e do exterior.
A liderança da Ufam advém da necessidade de um grupo baseado na Amazônia, articulando diversas iniciativas, fixando pesquisadores e os resultados de suas pesquisas na própria região. Neste sentido a Ufam junto com pesquisadores do Institut du Recherche pour le Développement da França, e de outras instituições, uniram-se e criaram em 2003 a plataforma HYBAM (www.ore-hybam.org), um consórcio internacional que produz dados sobre a hidrologia, geoquímica e geodinâmica da Bacia Amazônica e os distribui gratuitamente na Internet.
O H2A se preocupa em disponibilizar dados de forma mais didática e estabelecer relações entre as populações ribeirinhas da região. Esses dados alimentam uma rede cidadã e sustenta ações de prevenção em diversas frentes no Estado do Amazonas. Para tanto, a rede Rios On Line, mantida pelo grupo H2A, disponibiliza, dados e informações para a comunidade e se mantém em contato com as comunidades ribeirinhas através das redes sociais.
Informações: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.