"Seminários Foucault/Lévi-Strauss: Uma inflexão da Filosofia ao pensamento social” encerra com mesa-redonda no dia 23 de março

Como parte do encerramento das atividades, a Coordenação do "Seminários Foucault/Lévi-Strauss: Uma inflexão da Filosofia ao pensamento social” realiza mesa-redonda “Lévi-Strauss e a construção dos saberes no pensamento amazônico”, no dia 23 de março, das 18 às 20h30, no auditório Rio Solimões do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), Setor Norte do Campus.

As inscrições podem ser feitas presencialmente na data e horário do evento, ou pelo endereço eletrônico www.filosofiaeseusestudos.blogspot.com.br.

O tema desta última edição será debatido pelos professores: Marilina Bessa Serra Pinto, Renan Freitas Pinto e Luciana Salorte. O encontro será gratuito e aberto à comunidade acadêmica, com direito a certificado de participação.

Sobre a proposta do ciclo de palestras

De acordo com o coordenador do Projeto, Professor de Filosofia e membro do Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Cultura da Amazônia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Nelson Matos de Noronha, os encontros objetivam promover a discussão acerca das possíveis aproximações teórica e metodológica entre Foucault e Lévi-Strauss, cujas obras, à primeira vista, denotam um esforço na direção do refinamento das técnicas de observação, de análise discursiva e de aprimoramento teórico. “A repercussão destas obras mostrou se tratar de novas bases para o conhecimento da sociedade e para o desenvolvimento da reflexão filosófica”, avalia a professor. O projeto foi apresentado ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico CNPQ, descrito na chamada MCTI/CNPq/MEC/CAPES.

Notícia relacionada:

Departamento de Filosofia promove Seminários “Foucalt/Lévi-Strauss: Uma inflexão da Filosofia ao pensamento social”