Cine & Video Tarumã apresenta panorama do cinema Sueco atual

As sessões gratuitas ocorrem sempre às 12h30, no Auditório Rio Negro, do Instituto de Ciências Humanas e Letras, localizado no setor Norte do Campus Universitário

O Cine & Vídeo Tarumã, da UFAM, apresenta em sua programação, produções atuais do cinema da Suécia. A semana  “Panorama do Cinema Sueco Atual” compõe a seleção de três filmes que representam a crescente aceitação do público internacional e da crítica, além de uma maior representação em festivais de cinema internacionais. Serão apresentados os filmes Força Maior, Beyond e Confiança.

Segunda-feira (30), haverá a exibição do filme Força Maior do diretor  Ruben Östlund. Uma família sueca passa as férias nos Alpes para esquiar. Eles ouvem um estrondo, que poderia ser um alerta de avalanche. Mas o pai não acredita na possibilidade de perigo. Enquanto comem, são surpreendidos pela avalanche. O pai reage com covardia, o que fará com que ele seja perseguido pelos seus erros até o fim de sua vida.

Na quarta-feira (1) , será exibido o filme Beyond, da diretora Pernilla August. Leena, uma mulher que teve a infância marcada pela dor e sofrimento graças ao alcoolismo do pai, leva uma existência feliz ao lado do marido, Johan, e duas filhas quando, certa manhã, véspera de natal, recebe um telefonema de um hospital localizado em sua cidade natal avisando que sua mãe está morrendo e que deseja vê-la pela última vez. A moça é convencida pelo companheiro a fazer a viagem e inicia a jornada que a leva também a revisitar os momentos mais traumáticos de sua infância.

Sexta-feira (3), haverá o filme Confiança do diretor William Olsson. Uma menina corre para o quarto dos pais no meio da noite, garantindo que um estranho havia entrado pela janela. Verdade ou mentira? Alguns acreditam que foi o rapaz da loja de conveniência; outros duvidam da história da garota. Na comoção que isto desperta no subúrbio onde vivem, Paul, o pai tenta se aproximar de sua filha, que está distante dele enquanto ela cresce.

O projeto Cine & Vídeo Tarumã é uma atividade de extensão do Departamento de Comunicação Social da UFAM. As sessões são gratuitas e recebem apoio cultural da locadora de filmes Take Vídeo Locadora.