Palestras esclarecem dúvidas sobre a Declaração do Imposto de Renda de 18 a 20 de janeiro
O auditor de Tributos Federais Jansen de Lima Brito fará a palestra de encerramento no dia 20
Acadêmicos de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Amazonas promovem palestras para responder aos principais questionamentos de quem precisa declarar imposto de renda em 2017. É melhor fazer declaração simplificada ou a completa? Que despesas podem ser deduzidas? Quais rendimentos são isentos, tributáveis e não tributáveis? Dúvidas como essas serão respondidas nos dias 18, 19 e 20 de janeiro, a partir das 17h, no auditório Rio Amazonas da Faculdade de Estudos Sociais (FES). O evento é aberto ao público.
Nos três dias e no mesmo horário das palestras, estudantes estarão prestando esclarecimentos aos contribuintes no Laboratório de Práticas Profissionais da FES. “Qualquer pessoa pode buscar o serviço, que é gratuito, sendo necessário apenas levar o documento que tenha gerado a dúvida, como o informe de rendimentos ou o aviso de malha fiscal, se for o caso”, esclarece a coordenadora da atividade, professora Silvia Elaine.
“Somente em abril de 2017, quando a equipe da Ufam realizará outro atendimento para auxiliar na declaração do imposto, é que deve ser providenciada a documentação completa para elaboração e envio da Declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física 2017 com a ajuda dos Acadêmicos de Contabilidade da FES/UFAM”, informa a docente.
A atividade faz parte de um projeto de extensão realizado há aproximadamente sete anos pelo Departamento de Contabilidade. 20 alunos do curso participam das atividades, alternando-se para sanar as principais dúvidas dos contribuintes. O docente Adenes Alves também coordena a ação extensionista e os professores Manoel Martins e Carla Veloso dão apoio ao projeto.
Dúvidas?
As principais dúvidas em relação ao Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) foram escolhidas como temas das palestras, com destaque para estas: quem está obrigado a declarar imposto de renda, o que é o carnê leão, o que são e como funcionam os planos de previdência privada em relação ao IPRF, qual é a diferença entre dependentes e alimentados, que despesas médicas podem ser declaradas e quais os motivos mais comuns para cair na malha fiscal.
Falando em “malha fina”, a coordenadora do projeto já adiantou algumas das pendências que mais atingem os contribuintes: “Omissão na informação de rendimentos recebidos ou declaração em valor diferente, falta de comprovação de relação de dependência ou despesas médicas”. O período para preenchimento e envio da declaração cujo ano base é 2016 será de 2 de março a 28 de abril de 2017.
A equipe arrecadará um quilo de alimento não perecível dos participantes para doação.
Programação
Dia 18.01.2017 – PALESTRA DOS ACADÊMICOS DE CONTABILIDADE
Palestra 1. Quem está obrigado a declarar imposto de renda?
Palestra 2. Declaração pré-preenchida
Palestra 3. Declaração Simplificada X Declaração Completa
Palestra 4. Carnê Leão
Palestra 5. Despesas médicas dedutíveis
Palestra 6. Rendimentos Isentos, Rendimentos Tributáveis, Rendimentos Não Tributáveis e
Rendimentos Tributados Exclusivamente na Fonte
19.01.2017 – PALESTRA DOS ACADÊMICOS DE CONTABILIDADE
Palestra 1. Alimentando X Dependente
Palestra 2. Ganho de Capital
Palestra 3. Atividade Rural
Palestra 4. Planos PGBL X VGBL
Palestra 5. Casos/motivos de malha fina
20.01.2017
Palestra Magna com o Auditor de Tributos Federais Professor Jansen de Lima Brito.
O professor e auditor da Receita Federal Jansen de Lima Brito Possui é graduado em Direito pela Universidade Federal do Amazonas (1997) e em Ciências Contábeis, também pela Ufam (1990). Atualmente é professor do Instituto de Ensino Superior da Amazônia S/C Ltda. e Auditor-Fiscal - Delegacia da Receita Federal em Manaus. O palestrante possui experiência nas áreas de Direito Tributário e Contabilidade, com ênfase em Auditoria de Tributos Federais e Contabilidade de Custos.