Palestras esclarecem dúvidas sobre a Declaração do Imposto de Renda de 18 a 20 de janeiro

O auditor de Tributos Federais Jansen de Lima Brito fará a palestra de encerramento no dia 20

Período para pessoa física declarar rendimentos será de 2 de março a 28 de abrilPeríodo para pessoa física declarar rendimentos será de 2 de março a 28 de abrilAcadêmicos de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Amazonas promovem palestras para responder aos principais questionamentos de quem precisa declarar imposto de renda em 2017. É melhor fazer declaração simplificada ou a completa? Que despesas podem ser deduzidas? Quais rendimentos são isentos, tributáveis e não tributáveis? Dúvidas como essas serão respondidas nos dias 18, 19 e 20 de janeiro, a partir das 17h, no auditório Rio Amazonas da Faculdade de Estudos Sociais (FES). O evento é aberto ao público.

Nos três dias e no mesmo horário das palestras, estudantes estarão prestando esclarecimentos aos contribuintes no Laboratório de Práticas Profissionais da FES. “Qualquer pessoa pode buscar o serviço, que é gratuito, sendo necessário apenas levar o documento que tenha gerado a dúvida, como o informe de rendimentos ou o aviso de malha fiscal, se for o caso”, esclarece a coordenadora da atividade, professora Silvia Elaine.

“Somente em abril de 2017, quando a equipe da Ufam realizará outro atendimento para auxiliar na declaração do imposto, é que deve ser providenciada a documentação completa para elaboração e envio da Declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física 2017 com a ajuda dos Acadêmicos de Contabilidade da FES/UFAM”, informa a docente.

A atividade faz parte de um projeto de extensão realizado há aproximadamente sete anos pelo Departamento de Contabilidade. 20 alunos do curso participam das atividades, alternando-se para sanar as principais dúvidas dos contribuintes. O docente Adenes Alves também coordena a ação extensionista e os professores Manoel Martins e Carla Veloso dão apoio ao projeto.

Dúvidas?

As principais dúvidas em relação ao Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) foram escolhidas como temas das palestras, com destaque para estas: quem está obrigado a declarar imposto de renda, o que é o carnê leão, o que são e como funcionam os planos de previdência privada em relação ao IPRF, qual é a diferença entre dependentes e alimentados, que despesas médicas podem ser declaradas e quais os motivos mais comuns para cair na malha fiscal.

Falando em “malha fina”, a coordenadora do projeto já adiantou algumas das pendências que mais atingem os contribuintes: “Omissão na informação de rendimentos recebidos ou declaração em valor diferente, falta de comprovação de relação de dependência ou despesas médicas”. O período para preenchimento e envio da declaração cujo ano base é 2016 será de 2 de março a 28 de abril de 2017.

A equipe arrecadará um quilo de alimento não perecível dos participantes para doação.

Dia 18.01.2017 – PALESTRA DOS ACADÊMICOS DE CONTABILIDADE

Palestra 1. Quem está obrigado a declarar imposto de renda?

Palestra 2. Declaração pré-preenchida

Palestra 3. Declaração Simplificada X Declaração Completa

Palestra 4. Carnê Leão

Palestra 5. Despesas médicas dedutíveis

Palestra 6. Rendimentos Isentos, Rendimentos Tributáveis, Rendimentos Não Tributáveis e

Rendimentos Tributados Exclusivamente na Fonte

19.01.2017 – PALESTRA DOS ACADÊMICOS DE CONTABILIDADE

Palestra 1. Alimentando X Dependente

Palestra 2. Ganho de Capital

Palestra 3. Atividade Rural

Palestra 4. Planos PGBL X VGBL

Palestra 5. Casos/motivos de malha fina

20.01.2017

Palestra Magna com o Auditor de Tributos Federais Professor Jansen de Lima Brito.

O professor e auditor da Receita Federal Jansen de Lima Brito Possui é graduado em Direito pela Universidade Federal do Amazonas (1997) e em Ciências Contábeis, também pela Ufam (1990). Atualmente é professor do Instituto de Ensino Superior da Amazônia S/C Ltda. e Auditor-Fiscal - Delegacia da Receita Federal em Manaus. O palestrante possui experiência nas áreas de Direito Tributário e Contabilidade, com ênfase em Auditoria de Tributos Federais e Contabilidade de Custos.

Anexos:
Fazer download deste arquivo (imposto de renda FES.jpg)Cartaz do evento FES[ ]135 kB