I Simpósio sobre HIV/AIDS da Faculdade de Psicologia ocorre nesta quinta, 15

Atividade alusiva ao Dia Mundial de Luta contra a AIDS apresenta dados epidemiológicos regionais, aborda tecnologias utilizadas na prevenção e discute o papel da Psicologia ao lidar com os temas vivência, estigma e preconceito

Com o objetivo de informar e promover o debate sobre prevenção, tratamento, atuação profissional e vivência em relação ao HIV/AIDS, ocorre nesta quinta-feira, 15, das 17 às 21h, o I Simpósio da Faculdade de Psicologia da Universidade Federal do Amazonas (Fapsi/Ufam).

A campanha mundial de Luta contra a AIDS, iniciada no dia 1º de dezembro, impulsionou a atividade. A discussão também auxilia no combate ao preconceito e estigma em torno tema e das pessoas que convivem com o vírus, reafirmando a possibilidade de uma vida saudável.

Foram ofertadas 120 vagas na página www.eventos.ufam.edu.br. Para se credenciar no local, cada inscrito deve colaborar com um quilo de alimento não perecível. O evento ocorre no auditório da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, setor Sul do Campus.

Certificados de 4 horas serão enviados aos participantes por e-mail.

Programação

Durante o Simpósio serão exibidos curtas-metragens relacionados ao tema e, das 18h30 às 21h, será realizada mesa-redonda para abordar os seguintes temas: a. Dados epidemiológicos regionais; b. Novas tecnologias preventivas; e c. ‘Atuação da (o) psicóloga (o) - Vivência, estigma e preconceito’.

A mesa será composta pela infectologista e pesquisadora da Fundação de Medicina Tropical/AM e membro do Comitê de Prevenção Combinada do Ministério da Saúde, Romina Oliveira, pela psicóloga do Centro de Testagem e Acolhimento da Fundação de Medicina Tropical, Sara Fernandes; pela coordenadora municipal do Programa de IST/AIDS e Hepatites virais, Adriana Souza; e pelo representante da Rede Nacional de Jovens vivendo com HIV do Amazonas, Rafael Arcanjo. A mediadora será a

Atuará como mediadora a psicóloga e professora universitária Tirza Almeida. Ela integra o Projeto “Jovens Lideranças”, do Ministério da Saúde, que visa à capacitação da juventude no enfrentamento do HIV no âmbito do SUS.

Iniciativa

O I Simpósio sobre HIV/AIDS da Faculdade de Psicologia da Universidade Federal do Amazonas surgiu pela iniciativa de um grupo de sete alunos da graduação e da pós-graduação daquela Unidade Acadêmica.

A comissão organizadora é formada por Cyntia Loiola, Eduardo Menezes, Felipe Carvalho Gondim, Liziane Lemos, Ricardo Pereira e Yamile Alves, estudantes da Graduação em Psicologia/UFAM e Cássio Péres, mestrando do Programa de Pós-Graduação do Curso de Psicologia/UFAM. O evento ainda conta com o apoio de Ana Cristina Martins, Coordenadora do Curso de Psicologia/UFAM e Glauber Gomes, Designer.

Os alimentos arrecadados serão doados à Casa de Apoio Frei Mário Monacelli, que abriga pessoas com HIV/AIDS.