Seminário do NEAI ocorre nesta segunda-feira (5) com o tema “Intelectuais Indígenas na História Americana”

Encontro faz parte dos Seminários de Pesquisa do Núcleo de Estudos da Amazônia Indígena (NEAI) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Ministrado pelo professor Oscar Calavita Sáez da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) o seminário será realizado às 14h, na sede do NEAI, localizada na sala 12 da Faculdade de Direito (FD), setor norte do Campus.

Com o tema “Intelectuais Indígenas na História Americana”, o objetivo desta edição é fazer um rápido percurso por esse recorte da história indígena em vários países como o Brasil, México e Estados Unidos.

De acordo com o professor, o intelectual indígena é um personagem pouco conhecido nos diversos países americanos. “Sabemos pouco da produção e posse do conhecimento antes da ocupação colonial e ao longo desta, até os nossos dias. O que sabemos da história e da cultura indígenas costuma ser atribuído aos pesquisadores vindos de fora, com pouca ou nenhuma atenção à participação essencial aos indígenas”, afirma.

Sobre o NEAI

O Núcleo de Estudos da Amazônia Indígena (NEAI) é um grupo de pesquisa vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) e ao Departamento de Antropologia da UFAM.

O NEAI congrega pesquisadores, professores e estudantes de diferentes áreas do conhecimento, que se dedicam ao estudo e pesquisas sobre temas e problemas relacionados aos povos e comunidades tradicionais.