Tema da imigração na Europa é destaque no Cine & Vídeo Tarumã

As sessões gratuitas ocorrem sempre às 12h30, no Auditório Rio Negro, do Instituto de Ciências Humanas e Letras, localizado no setor Norte do Campus Universitário

As ondas migratórias de pessoas que, se arriscam em travessias no Mediterrâneo para viver na Europa fugindo das dificuldades de viver em países e povoados da África e do Oriente Médio é o tema dos filmes que o Cine & Vídeo Tarumã, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), apresenta na próxima semana.

Com o objetivo de pautar o tema para que os frequentadores das sessões do Cine & Vídeo Tarumã compreendam um pouco melhor as razões e consequências dos migrantes refugiados em países europeus, foram selecionados três filmes recentes e inéditos em Manaus; o vencedor da Palma de Ouro em 2015, Dheepan – O Refúgio; o italiano Terra Firme e o documentário Fogo no Mar.

Na segunda-feira (21), será exibido o filme Dheepan – O Refúgio, do francês Jacques Audiard.  Dheepan (Antonythasan Jesuthasan) é um combatente da independência no Sri-Lanka, mas a guerra civil está prestes de ser perdida e ele decide fugir. Ele se junta a Yalini (Kalieaswari Srinivasan) e a pequena Illayaal (Claudine Vinasithamby), que não se conhecem, assumindo identidades falsas para chegar a Europa. Eles precisam conviver como se fossem uma família verdadeira ao chegar na França. Contudo, a violência dos subúrbios faz ressurgir as feridas da guerra. Além de vencedor em Cannes, o filme obteve outros prêmios pelo mundo, como Melhor Filme no Festival de Miami/16 e o Prêmio do Público no Oslo Films from the South Festival/15 (Noruega).

O filme de quarta-feira (23) do italiano Emanuele Crialese Terra Firme, de 2012. A trama mostra a família modesta de pescadores em uma ilha remota, onde a maior fonte de trabalho é o turismo. Ernesto (Mimmo Cuticchio), o patriarca da família, ainda mantém seu barco de pesca, mais por razões sentimentais do que pela renda que consegue obter através dele. Já Nino (Beppe Fiorello) desistiu de vez da pescaria e agora se dedica a entreter turistas. Um dia, Ernesto e o neto Filippo (Filippo Pucillo) estão no mar e, ao perceberem que um barco naufragou, ajudam algumas pessoas. O problema é que o barco estava repleto de imigrantes ilegais e ajudá-los, mesmo nestas condições, é considerado crime. Vivendo entre o medo de serem flagrados e a necessidade de prestar ajuda, por acreditarem na “lei do mar”, de solidariedade àqueles que estão perdidos nele, a família Purcello passa a abrigar em sua própria casa dois dos imigrantes: Sara (Timnit T) e seu filho. Eles enfrentam a perseguição não só da polícia. Com 19 prêmios internacionais, o filme conquistou o Prêmio do Júri no Festival Italiano de Bastia/12, o Prêmio Especial do Júri no Festival de Istambul e o de Melhor Filme e Prêmio UNICEF no Festival de Veneza/11.

Na sexta-feira (25), o documentário Fogo no Mar, do italiano Gianfranco Rosi, fecha a programação da semana. O filme captura a vida da ilha de Lampedusa. Na costa sul da Itália, o local se tornou linha de frente na crise de imigração da Europa. Lampedusa virou manchete mundial nos últimos anos por ser o primeiro porto de escala para centenas de milhares de imigrantes da África e do Oriente Médio que tentam fazer uma nova vida no continente europeu. Foi para essa direção que o cineasta Rosi apontou sua câmera e realizou Fogo no Mar em 2016. O filme foi vencedor de quatro categorias no Festival de Berlim deste ano, dentre elas, o Urso de Ouro e o Prêmio Ecumênico do Júri de Melhor Direção.

O projeto Cine & Vídeo Tarumã é uma atividade de extensão do Departamento de Comunicação Social (DECOM) da Ufam, com o apoio cultural da locadora de filmes Take Vídeo Locadora.