Núcleo de Teatro do Caua apresenta “Repressões - Exercícios Teatrais” no dia 23 de novembro

O espetáculo gratuito faz parte da programação XIV Encontro Nacional de Turismo de Base Local (XIV ENTBL), realizado pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), com apoio da UFAM, por meio do CAUA.

O Núcleo de Teatro do Centro de Artes da Universidade Federal do Amazonas (Caua) estreia no  23 de novembro, às 17 horas, a peça “Repressões – exercícios teatrais”. O texto é de autoria de Verônica Gomes e James Araújo, o qual também encena a apresentação.

Para James, a gestação e, posteriormente, o parto de “Repressões – exercícios teatrais” – foi o resultado de um processo árduo e desafiador não só para ele próprio e sua assistente de direção, como também para os alunos-atores. “Encontros, desencontros, risos, caras fechadas e até choros, marcaram a jornada criativa do trabalho. Mas isso não importa. O que vale é que mantivemos a decisão de que éramos capazes de iniciar nossa trajetória criativa e entregarmos o fruto de nosso trabalho ao grande público, razão primeira do fazer teatral”, declarou o artista.

O diretor do CAUA, professor Paulo Simonetti, afirma que “Repressões – exercícios teatrais” reinaugura, retoma e garante a aventura teatral no espaço da Universidade Federal do Amazonas. “Vai tornar nossa Universidade mais lúdica, pois, onde as paixões humanas são encenadas, por mais trágicas que pareçam, o jogo as torna elevadas e repletas de ‘realidades” possíveis’. Acrescente-se o fato de o teatro, enquanto curso livre do CAUA, ampliar a oferta de atividades artísticas, que são oferecidas neste espaço de arte e cultura tanto à comunidade universitária quanto ao público de modo geral”, declarou o diretor.

“Repressões – exercícios teatrais”

Verônica Gomes, uma das autoras do texto, explica que o espetáculo consiste em apresentar fragmentos reveladores da intolerância e da dificuldade das pessoas em conviverem com o diferente.  “A peça revela uma sociedade marcada pelo olhar preconceituoso e autoritário. Um exemplo disso é o não respeito pelas escolhas. Na nossa apresentação, a personagem Priscila é um rapaz que se sente e se vê mulher, mas que não pode sequer pensar em sê-lo, pois se o fizer sofrerá violência de toda sorte. Encenaremos também a atitude repressora da mãe de Maria, que censura as ações lúdicas praticadas pelas filhas e as castiga por brincarem de esconde-esconde, amarelinha e pular corda”.

Os autores advertem que qualquer semelhança com a realidade é mera coincidência. “A apresentação ‘Repressões – exercícios teatrais’, por ter sido gestada na troca das experiências de cada um ao longo de encontros e/ou desencontros, no aqui e agora, tem coincidências com a realidade. Mas são apenas coincidências”, afirmam James Araújo e Verônica Gomes.

A estreia de “Repressões – exercícios teatrais” faz parte da programação XIV Encontro Nacional de Turismo de Base Local (XIV ENTBL), realizado pela Universidade Estadual do Amazonas (UEA), com apoio da UFAM, por meio do CAUA.

O Núcleo de Teatro do Centro de Artes da Universidade Federal do Amazonas tem o apoio da PROEXT, por meio do PACE, e da Tribo Cia de Teatro – grupo de teatro ao qual pertencem James Araújo e Verônica Gomes. James é professor, diretor, produtor e coordenador do Núcleo. Já Verônica Gomes, professora, assistente de direção e produtora. A peça tem como atores os alunos Andrey Lima, Glaucimara Oliveira, Neide Raielly, Victória Guerreiro e Waldick Júnior.