Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal realiza primeira qualificação de Mestrado
Estudo propõe a substituição do milho pelo resíduo de tucumã para produzir ração e incrementar o setor de avicultura na região
No dia 17 de novembro, às 15h, será realizado o primeiro exame de qualificação de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal (PPGCAN) da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA). O PPG iniciou a primeira turma de Mestrado em abril deste ano e já revela os primeiros resultados ainda em 2016.
O trabalho intitulado “Farinha do resíduo de tucumã (Astrocaryum aculeatum Meyer) em substituição ao milho na alimentação de poedeiras comerciais”, de autoria do mestrando André Ferreira Silva, verifica a viabilidade produtiva e econômica de substituir o milho pelo resíduo de tucumã na produção de ração para aves que produzem ovos.
A pesquisa é orientada pelo professor Frank Cruz, que também é coordenador do Programa. Na avaliação do docente, a qualificação marca um momento especial para o PPG que, mesmo ainda no primeiro ano de existência, já pode mostrar que as pesquisas têm avançado na busca de maior viabilidade econômica e produtiva a partir de soluções inovadoras na pesquisa.
Visite a página do PPGCAN.
Inovação
A investigação científica tem o objetivo de auxiliar os produtores que se dedicam ao ramo da avicultura e aqueles que desejam ingressar nessa atividade. O enfoque é na exploração racional e econômica desse segmento voltado para as necessidades regionais.
“Com esse experimento pretende-se reduzir o custo final de produção e minimizar o impacto causado ao meio ambiente, mediante a utilização do resíduo de tucumã na alimentação de poedeiras”, revela o mestrando no resumo do trabalho.
O experimento será conduzido nas instalações do Setor de Avicultura FCA e será realizado durante um período de 84 dias, divididos em quatro ciclos de 21 dias cada, onde no final de cada ciclo serão efetuadas as determinações de desempenho, qualidade e análise econômica.
Para o estudo, serão utilizadas 180 poedeiras da linhagem Hisex White. As aves serão submetidas ao consumo de seis níveis de resíduo de tucumã, desde a ração com nenhum resíduo até a amostra composta totalmente do produto (0, 20, 40, 60, 80 e 100%). Durante os experimentos, poedeiras têm avaliados os índices bioquímicos, que são a glicose, os triglicerídeos, o colesterol e o PH.
Viabilidade
A cada 21 dias, nos dois últimos dias serão coletados os dois primeiros ovos de cada parcela experimental, os quais serão identificados e pesados em balança digital. Dentre as variáveis de desempenho das poedeiras estão o consumo de ração, a produção de ovos e a taxa de sobrevivência. Já em relação à qualidade do ovo, esta será mensurada por variáveis como o peso, os triglicerídeos e o PH dos seus componentes, entre outras.
Por fim, a viabilidade econômica será revelada pelos seguintes quesitos: preço e consumo da ração, custo alimentar, quantidade de ovos produzidos e o custo dessa produção, renda bruta e lucro operacional. Além desses, serão analisados o ponto de equilíbrio para a melhor produção e a lucratividade.