Curso de Ciências Naturais da UFAM comemora 50 anos com vasta programação acadêmico-científica

Duas semanas acadêmicas e mais um encontro nacional de estudantes estão na programação do Jubileu de ouro do Curso

De 21 a 25 de novembro, o Instituto de Ciências Biológicas (ICB) abrigará três eventos em comemoração aos 50 anos de existência do curso de Ciências Naturais na UFAM. São eles: a VII Semana de Ciências Naturais (SEMCINAT); o III Encontro Nacional dos Estudantes de Ciências Naturais/da Natureza (ENECINA); e a 29ª Semana de Biologia (SEMBIO). Palestras, mesas-redondas, minicursos, oficinas científicas e pedagógicas, apresentação de trabalhos, além de atrações culturais, compõem a programação que reunirá pesquisadores, docentes, discentes e profissionais das áreas.

VII SEMCINAT e III ENECINA

Com as temáticas “50 anos de evolução das Ciências no Amazonas” e “O profissional de Ciências Naturais/da Natureza: suas atribuições e competências”, a SEMCINAT e o ENECINA ocorrem de forma simultânea.

Ambos pretendem discutir e impulsionar mudanças, a nível nacional, no que diz respeito às diretrizes curriculares do curso de Ciências Naturais. Na programação, destacam-se discussões sobre o ensino das Ciências na escola e na universidade e a situação curricular das licenciaturas no país. Além das palestras, estão previstos minicursos e Grupos de Trabalhos (GTs). A programação completa está disponível no endereço do evento.

O curso de Ciências foi criado junto à Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade do Amazonas, pela Resolução nº 30/66, de 14 de novembro de 1966, para cobrir, na época, a falta de professores de Ciências, Física e Biologia nos estabelecimentos de ensino básico do Estado.

29ª SEMBIO

A edição deste ano traz o tema “Biologia na sociedade: conhecer, desenvolver e avançar”. A proposta é discutir o papel profissional do biólogo, seja educador, seja pesquisador, na transformação social do Brasil. Além disso, a SEMBIO busca despertar a consciência crítica para a responsabilidade social e o empreendedorismo, contribuindo para a formação intelectual dos futuros profissionais de Biologia.

A Semana será dividida em temáticas: Conservação da Natureza e Sustentabilidade; Saúde Pública; Educação; e Perfil do Profissional Biólogo. Neste haverá uma Assembleia, que contará com representantes da Coordenação do curso, da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg), do Centro Acadêmico de Biologia (CABio) e do Programa de Educação Tutorial de Biologia (PETBIO). A programação completa está disponível no site do evento.

As inscrições para a SEMBIO podem ser feitas presencialmente até o dia 21 de novembro na sala do CABio, localizado no prédio 01 do ICB, Setor Sul do campus.

Contatos