Cine e Vídeo Tarumã comemora o dia da Consciência Negra

As sessões gratuitas acontecem sempre às 12h30, no Auditório Rio Negro, do Instituto de Ciências Humanas e Letras, localizado no setor Norte do Campus Universitário.

Tendo em vista o Dia da Consciência Negra no próximo domingo, dia 20, o projeto Cine & Vídeo Tarumã, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), preparou uma programação especial para a comemoração da data. A programação propõe uma reflexão, através dos filmes Fruitvale Station: A Última Parada, Chocolat e A Feiticeira da Guerra, contra a desigualdade e discriminação que negros e negras sofrem todos os dias. O projeto junta-se aos demais movimentos pró-lutas dos direitos de todo o povo negro e relembra que essa luta é de todos.

Segunda-feira (14), será exibido o filme Fruitvale Station: A Última Parada, do diretor Ryan Coogler. Oscar Grant tem 22 anos e acaba de ser demitido do emprego por chegar constantemente atrasado. Ele esconde esta notícia de Sophina (Melonie Diaz), a mãe de sua filha, por achar que pode recuperar o emprego após conversar com seu chefe. Bastante ligado à mãe, Oscar enfrenta problemas quando resolve ir com Sophina ver as festividades de ano novo em San Francisco.

Na quarta-feira (16), teremos o filme francês Chocolat, do diretor Roschdy Zem. O jovem negro Rafael Padilha nasceu em Cuba em 1868 e foi vendido quando ainda era criança. Anos depois ele consegue fugir e é encontrado nas docas por um palhaço que o coloca nas suas apresentações. Em seguida, Padilha passa a ser conhecido como Chocolat, tornando-se o primeiro artista circense negro na França, um grande sucesso no final do século XIX.

Na sexta-feira (18) haverá a exibição do filme A Feiticeira da Guerra, do diretor Kim Nguyen. A jovem Komona está grávida. Ela conta ao seu filho, ainda no ventre, sua história de vida. Esta garota participou da guerra dos rebeldes em um país da África Central, tendo como único apoio a presença do Mágico, um garoto de 15 anos que sonha em se casar com ela. Ao longo dos meses passados juntos, Komona e o Mágico se apaixonam, e fogem para viverem juntos o mesmo amor e o mesmo ideal de resistência diante da guerra.

O projeto Cine & Vídeo Tarumã é uma atividade de extensão do Departamento de Comunicação Social da UFAM e recebem apoio cultural da locadora de filmes Take Vídeo Locadora.