NEAI debate sobre "experiência intercultural de pesquisa com a arte rupestre do Baixo Rio Negro" nesta quinta-feira (10)

O Núcleo de Estudos da Amazônia Indígena (NEAI) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) realiza na quinta-feira (11) uma edição do Seminário de Pesquisa, em parceria com o Maracá. O tema desta edição será "ʉtã woritire - uma experiência intercultural de pesquisa com a arte rupestre do Baixo Rio Negro".

Os palestrantes convidados serão o representante da liderança Tuyuka, Higino Tenório, e o pesquisador, arqueólogo e professor da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), Raoni Valle. O encontro será realizado às 14h, na sede do NEAI, localizada na sala 12 da Faculdade de Direito (FD), setor Sul do Campus Universitário Arthur Virgílio Filho, em Manaus.

No evento serão discutidas teorias diversas e complexas sobre o fenômeno que os arqueólogos não indígenas chamam de Arte Rupestre e como a  arqueologia e a etnologia amazônicas não têm demonstrado interesse em problematizar esse campo de estudos de forma sistemática e mais aprofundada. Assim, a presente proposta se constitui como uma provocação a respeito do silêncio que permeia a etnografia da arte rupestre amazônica e que, por fim, a constitui como uma "terra de ninguém" onde nem a antropologia nem a arqueologia conseguiram abordar de maneira satisfatória tais relações entre gentes, pedras, grafismos e conhecimentos.

Sobre o NEAI

O Núcleo de Estudos da Amazônia Indígena (NEAI) é um grupo de pesquisa vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) e ao Departamento de Antropologia da UFAM. O NEAI congrega pesquisadores, professores e estudantes de diferentes áreas do conhecimento, que se dedicam ao estudo e pesquisas sobre temas e problemas relacionados aos povos e comunidades tradicionais.