Hegel e o debate analítico contemporâneo são tema de simpósio na UFAM

De 16 a 18 de novembro será realizado o Simpósio Hegel e o Debate Analítico Contemporâneo, no Auditório Rio Solimões do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL). Uma realização do Grupo de Estudos em Representação e Participação Política (GERPP) do Departamento de Filosofia da UFAM (DFIL), o evento tem o objetivo de reunir professores e pesquisadores de diferentes cursos para discutir filosofia analítica e o pensamento político a partir de Hegel.

Para a coordenadora do GERPP, professora Verrah Chamma, o simpósio contribuirá para o debate das atuais mudanças sociopolíticas que o Brasil vem enfrentando. “Nós, professores e estudantes, temos mais clareza dos eventos e maior capacidade de compreensão, crítica e articulação quando conhecemos os autores clássicos, que já discutiram temas que ainda são atuais, como totalitarismo, dialética enquanto forma de apreensão e exposição da realidade, emancipação versus a incapacidade do sujeito ser livre diante de instituições que lhe ultrapassam, o sentido da comunidade política e o lugar do indivíduo e do cidadão nela, entre outros”, explicou Verrah.

“Todas essas questões serão abordadas no Simpósio, por professores e pesquisadores que, mesmo tendo formações distintas, terão estes problemas contemporâneos como ponto em comum”, declarou.

Inscrições

As inscrições podem ser feitas na página do GERPP até o dia 16. Gratuito e aberto à comunidade acadêmica, o simpósio contará com a participação do professor Federico Sanguinetti, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), além de professores do DFIL, da Faculdade de Educação (Faced) e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da UFAM.

Na programação, destacam-se as palestras “O conceito hegeliano de sensação e o debate entre não-conceitualismo de estado e não-conceitualismo de conteúdo”, com o professor Federico Sanguinetti (UERJ); “Uma defesa da contradição: considerações lógicas e filosóficas”, com o professor André Nascimento Pontes (UFAM); e “Hegel e o presente: lendo Hegel com os óculos de Foucault”, com o professor Carlos Rubens de Souza Costa (UFAM).

Sobre o GERPP

O Grupo de Estudos em Representação e Participação Política (GERPP) tem por finalidade realizar leituras e pesquisas sobre as principais concepções modernas de participação e de representação política - sobretudo participação direta, representação individual, corporativismo, e representação parlamentar.

O GERPP foi fundado em outubro de 2013 e esteve ativo, com encontros semanais, até julho de 2015. Desde então, passou por um período de recesso, mas suas atividades serão retomadas em janeiro de 2017.