Hegel e o debate analítico contemporâneo são tema de simpósio na UFAM

De 16 a 18 de novembro será realizado o Simpósio Hegel e o Debate Analítico Contemporâneo, no Auditório Rio Solimões do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL). Uma realização do Grupo de Estudos em Representação e Participação Política (GERPP) do Departamento de Filosofia da UFAM (DFIL), o evento tem o objetivo de reunir professores e pesquisadores de diferentes cursos para discutir filosofia analítica e o pensamento político a partir de Hegel.

Para a coordenadora do GERPP, professora Verrah Chamma, o simpósio contribuirá para o debate das atuais mudanças sociopolíticas que o Brasil vem enfrentando. “Nós, professores e estudantes, temos mais clareza dos eventos e maior capacidade de compreensão, crítica e articulação quando conhecemos os autores clássicos, que já discutiram temas que ainda são atuais, como totalitarismo, dialética enquanto forma de apreensão e exposição da realidade, emancipação versus a incapacidade do sujeito ser livre diante de instituições que lhe ultrapassam, o sentido da comunidade política e o lugar do indivíduo e do cidadão nela, entre outros”, explicou Verrah.

“Todas essas questões serão abordadas no Simpósio, por professores e pesquisadores que, mesmo tendo formações distintas, terão estes problemas contemporâneos como ponto em comum”, declarou.

Inscrições

As inscrições podem ser feitas na página do GERPP até o dia 16. Gratuito e aberto à comunidade acadêmica, o simpósio contará com a participação do professor Federico Sanguinetti, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), além de professores do DFIL, da Faculdade de Educação (Faced) e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da UFAM.

Na programação, destacam-se as palestras “O conceito hegeliano de sensação e o debate entre não-conceitualismo de estado e não-conceitualismo de conteúdo”, com o professor Federico Sanguinetti (UERJ); “Uma defesa da contradição: considerações lógicas e filosóficas”, com o professor André Nascimento Pontes (UFAM); e “Hegel e o presente: lendo Hegel com os óculos de Foucault”, com o professor Carlos Rubens de Souza Costa (UFAM).

Sobre o GERPP

O Grupo de Estudos em Representação e Participação Política (GERPP) tem por finalidade realizar leituras e pesquisas sobre as principais concepções modernas de participação e de representação política - sobretudo participação direta, representação individual, corporativismo, e representação parlamentar.

O GERPP foi fundado em outubro de 2013 e esteve ativo, com encontros semanais, até julho de 2015. Desde então, passou por um período de recesso, mas suas atividades serão retomadas em janeiro de 2017.  

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable