UFAM é palco de debate sobre a conservação da espécie Sauim-de-Coleira nesta quinta-feira (20)
Em comemoração ao dia do Sauim-de-Coleira, a Universidade Federal do Amazonas, o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Amazônica (Cepam), e o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Primatas Brasileiros (CPB) realizam nesta quinta-feira (20), no auditório Samaúma, da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA), setor sul do Campus, um debate onde serão apresentados os resultados dos trabalhos para a conservação do Sauim-de-Coleira e os desafios para evitar sua extinção.
O encontro, que ocorrerá no horário de 14h às 17h30, faz parte da Semana do Sauim-de-coleira e está sendo organizado por instituições envolvidas no Plano de Ação Nacional para a conservação da espécie (PAN Sauim-de-coleira). O debate conta com os seguintes pesquisadores:
- Ordenamento territorial e conservação ambiental (Professor Néliton Marques – UFAM);
- PAN Sauim-de-coleira: avanços e desafios (Leandro Jerusalinsky – CPB/ ICMBio);
- A relação entre qualidade de vida, sustentabilidade e a conservação do sauim-de-coleira (Luis Coelho - Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF);
- Aplicativo do Sauim-de-coleira (Ítalo Almeida e Felipe Lobo - Fundação Amazônia Sustentável – FAS);
“O objetivo é debater com o público como a conservação do sauim-de-coleira se relaciona com as políticas ambientais e a melhoria da qualidade de vida para a população de Manaus e Região Metropolitana”, afirma Marcelo Raseira, Coordenador do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Amazônica (Cepam/ICMBio).
Plano de Ação Nacional para a Conservação do Sauim-de-Coleira
O sauim-de-coleira, cujo nome científico é Saguinus bicolor, é uma das espécies mais ameaçadas de extinção na Amazônia. Este pequeno primata, que pesa cerca de 500g e mede 30 cm, existe somente em Manaus e em parte dos municípios de Rio Preto da Eva e Itacoatiara. Sofre com os impactos do desmatamento e crescimento desordenado das cidades, levando-o a constar na Lista Nacional das Espécies da Fauna Brasileira Ameaçadas de Extinção, publicada em 2014 pelo Ministério do Meio Ambiente, como “Criticamente em Perigo”, a categoria mais grave de risco.
O PAN Sauim-de-Coleira, elaborado em 2011 por um conjunto de especialistas e instituições, estabeleceu estratégias para reduzir o declínio populacional da espécie e salvá-la da extinção. “Para conseguirmos avançar na implementação do plano, que envolve ações de pesquisa, educação ambiental, manutenção e ampliação das áreas de floresta que constituem o habitat do sauim-de-coleira, é fundamental o envolvimento da sociedade e de mais instituições”, diz Leandro Jerusalinsky, Coordenador do CPB/ICMBio.
Informações: (92) 3232-2421
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.