Auditoria Cidadã da Dívida Pública brasileira é discutida em conferência nesta quinta, 20

A conferência proferida pela auditora aposentada da Receita Federal, Maria Lúcia Fattorelli, que já foi membro da auditoria de países como Grécia e Equador, ocorre nesta quinta (20), às 19h, no auditório Rio Amazonas da Faculdade de Estudos Sociais (FES), localizada no setor Norte do Campus.

A participação é gratuita e aberta. A conferencista discutirá a auditoria cidadã da dívida pública brasileira durante o lançamento do Núcleo do Amazonas da Auditoria Cidadã da Dívida, atividade promovida pelo curso de Contabilidade, por meio da disciplina de Contabilidade Tributária, da FES.

O objetivo é mobilizar a sociedade em ações para a exigência do cumprimento do dispositivo constitucional que determina a realização da auditoria da dívida. Além disso, promover estudos e pesquisas relacionados ao endividamento público brasileiro, popularizar a discussão do endividamento público por meio de publicações, manutenção de página na internet e promoção de eventos.

Esse evento também busca estabelecer relações com outras entidades e redes nacionais e internacionais para realizar estudos, cooperar com processos de auditoria da dívida em outros países, divulgando a auditoria como ferramenta de investigação do processo de endividamento e como meio para articulação internacional entre os países endividados.

Aspectos históricos

As atividades da Auditoria Cidadã da Dívida se iniciaram logo após o Plebiscito Popular da Dívida Externa, realizado no Brasil em setembro do ano 2000, em 3.444 municípios do País, organizado por diversas entidades da sociedade civil brasileira, especialmente pela Campanha Jubileu Sul.

A auditoria está prevista no artigo 26 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias (ADCT), parte acessória da Constituição de 88, mas o dispositivo ainda não foi cumprido. “Em respeito à Constituição Federal e ao voto dos milhões de cidadãos que participaram do Plebiscito, a Auditoria Cidadã da Dívida vem realizando, desde 2001, estudos, publicações, eventos, além de atividades para mobilizar entidades da sociedade civil nacional e internacional”, afirma o professor Jorge de Moura Barros.

 

Mais informações: (92) 98108-1105 /  98426-8897

Anexos:
Fazer download deste arquivo (cartaz_auditoria.jpg)Cartaz Auditoria[ ]435 kB
BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable