“Transformações animal-objeto no Alto Xingu” é tema de seminário na Ufam

O Núcleo de Estudos da Amazônia Indígena (NEAI) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) realiza na quarta-feira (19) mais uma edição dos Seminários de Pesquisa. O tema desta edição será “Transformações animal-objeto no Alto Xingu: questões Wauja sobre as relações entre imagem, corpo e o som”.

O palestrante convidado é o museólogo e antropólogo Aristóteles Barcelos, professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O encontro será realizado às 14h, na sede do NEAI, localizada na sala 12 da Faculdade de Direito (FD).

Aristóteles trabalha com povos indígenas e atua principalmente com artes, rituais e cosmologias. Sua comunicação vai tratar sobre os interesses cosmológicos e estéticos dedicados ao jaguar, a anaconda e aos peixes, que constituem em seu amplo conjunto um modo sensível de imaginação conceitual entre os Wauja do Alto Xingu.

Para a palestra o professor sugere a todos os convidados a visualização prévia do filme “Apapaatai” de sua autoria, disponível on-line no site Vimeo e para os mais interessados no tema, a leitura do artigo “Objetos de poder, pessoas de prestígio: a temporalidade biográfica dos rituais xinguanos e cosmopolítica Wauja”, disponível em anexo.

Sobre o NEAI

Núcleo de Estudos da Amazônia Indígena (NEAI) é um grupo de pesquisa vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) e ao Departamento de Antropologia da UFAM. O NEAI congrega pesquisadores, professores e estudantes de diferentes áreas do conhecimento, que se dedicam ao estudo e pesquisas sobre temas e problemas relacionados aos povos e comunidades tradicionais.