Arqueologia amazônica e história indígena são temas de seminário do NEAI-UFAM

O Núcleo de Estudos da Amazônia Indígena (NEAI) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) realiza na sexta-feira (30) mais uma edição dos Seminários de Pesquisa. Desta vez o tema será “A arqueologia amazônica e a construção de uma história indígena de longa duração”. O palestrante é o arqueólogo do Museu da Amazônia (MUSA), Filippo Stampanoni Bassi, e o encontro é às 14h30, na sala 12 da Faculdade de Direito (FD).

“A arqueologia amazônica e a construção de uma história indígena de longa duração” apresentará um estudo do contexto doméstico pré-colonial na região da Amazônia Central. A partir dos resultados preliminares, serão propostas considerações sobre a ocorrência de fronteiras culturais no passado e sua interpretação em termos de processos sociais.

Segundo Filippo Stampanoni, a maioria dos arqueólogos que pesquisam na Amazônia concorda que a construção de uma história indígena de longa duração é objetivo fundamental nas agendas de pesquisa. “Para alcançar tal propósito, são necessárias a participação ativa das comunidades indígenas e o fortalecimento do diálogo com a antropologia”, afirma o arqueólogo.

Para o pesquisador, na construção da história indígena, é necessário desenvolver um discurso multivocal e inclusivo que represente sistemas de conhecimento alternativos. Este esforço também atende a “questionamentos que surgem na própria arqueologia em relação às ferramentas heurísticas tradicionais com as quais a disciplina tem abordado o tema”.

Sobre o NEAI

O Núcleo de Estudos da Amazônia Indígena (NEAI) é um grupo de pesquisa vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) e ao Departamento de Antropologia da UFAM. O NEAI congrega pesquisadores, professores e estudantes de diferentes áreas do conhecimento, que se dedicam ao estudo e pesquisas sobre temas e problemas relacionados aos povos e comunidades tradicionais.