Pesquisadora lança livro que dá voz às mulheres pescadoras da Amazônia

Quando falamos em pesca na Amazônia só nos vêm à mente os homens. No entanto, as mulheres têm papel ativo nessa função. É o que relata o livro Aqui Estamos – entre as águas dos mares, águas dos rios, nas terras de trabalho na pesca artesanal, uma coletânea organizada por Elenise Scherer.

O livro será lançado às 19h30 do dia 21 de setembro, no Musa do Largo. A programação faz parte do IV Seminário Internacional de Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia (SICASA), que acontece até o dia 22 de setembro, na Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Esta é a segunda coletânea organizada por Elenise, que é professora de Políticas Sociais da UFAM, e nos últimos cinco anos tem se dedicado, em parceria com seus alunos de graduação e pós-graduação, a procurar respostas sobre o modo de vida e estratégias de luta dos trabalhadores rurais por políticas públicas e sobre as dificuldades de acesso aos direitos sociais por parte dos pescadores e pescadoras.

O livro tem a participação de outras duas pesquisadores da universidade: Antonia Mara Diógenes e Vilselia Pires. O objetivo do livro é dar voz às mulheres pescadoras. “É permitir que elas relatem seus desejos e anseios”, disse a organizadora da coletânea de artigos.

De acordo com a publicação, o esgotamento da produção da fibra de juta em Parintins, nas décadas de 1960 e 1970, foi fator determinante para o envolvimento de grupos domésticos liderados por mulheres na pesca de camarão na região.